Memorial recebe Orquestra Sinfônica Municipal de Santos, quinta, às 21h

A Orquestra Sinfônica Municipal de Santos apresenta-se no Auditório Simón Bolívar na série Memorial Sinfônico

ter, 08/05/2007 - 7h02 | Do Portal do Governo

A Orquestra Sinfônica Municipal de Santos apresenta-se no Auditório Simón Bolívar na série Memorial Sinfônico. Regido pelo maestro Luis Gustavo Petri, o concerto traz na íntegra a mais famosa obra do compositor Ludwig von Beethoven, a Sinfonia nº 5 em Dó Menor, opus 67. A OSMS executará também Romance para Violino e Orquestra n. 2 em Fá Maior, opus 50, com o solista Ulisses Nicolai.

Criada em 1994 com o objetivo de aproximar a música erudita da população do litoral paulista, a OSMS desenvolve projetos que vão desde a formação de platéias até apresentações com que há de melhor na produção nacional e internacional.  Essa responsabilidade de ser o único corpo sinfônico da região rendeu em 1999 a menção honrosa da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA), como exemplo de trabalho e qualidade entre as orquestras criadas no Estado de São Paulo. Luís Gustavo Petri

Regente, compositor e diretor musical

A carreira de Petri é marcada por sucessos como regente, compositor e diretor musical. Entre suas realizações destacam-se a estréia na América Latina da trilha sonora original de “O Encouraçado Potemkin” no Festival de Cinema do RJ, em 2005, frente à Orquestra Sinfônica Brasileira; a estréia brasileira da ópera Candide de L. Bernstein no Teatro Municipal do Rio de Janeiro; o concerto frente à OSESP tendo Shlomo Mintz como solista. Foi também o regente convidado a dirigir a versão 2005 do Projeto Aquarius com a OSB e o concerto de abertura da Bienal de Música Contemporânea, ambos no Rio de Janeiro.

À frente das mais importantes orquestras brasileiras, apresenta-se com solistas como Nelson Freire, Antonio Del Claro, Céline Imbert, Linda Bustani, Fernando Portari, Rosana Lamosa e Alex Klein.

É um dos responsáveis pela difusão da música erudita na Baixada Santista através da implantação de projetos para crianças da região, educação e formação de público.

Desde 2003 faz parte da direção executiva do tradicional Festival Música Nova de Santos. É o diretor musical do espetáculo My Fair Lady,  atualmente em cartaz no Teatro Alpha em S. Paulo. Foi diretor musical dos sucessos Vítor ou Vitória com Marília Pêra, Cabaret, com Beth Goulart, Lago 21 e Cidades Invisíveis com Walderez de Barros, entre outros. Recebeu vários prêmios por seus trabalhos como compositor e diretor musical, entre eles os prêmios Shell, APETESP e APCA.

Ulisses Nicolai

Iniciou seus estudos com o maestro e professor Alberto Jaffé na Orquestra de Cordas do Sesc de 78 a 82. Entre 1982 e 1988 estudou com o professor Klaus Wusthof. Participou dos cursos de Pós Arte em Teresópolis (1981), de Campos de Jordão (1989) e de interpretação musical com Walter Bianchi. Foi spalla da Orquestra de Câmara da Fundação UNITAU em Taubaté e desde de 1995 é spalla da Orquestra Sinfônica Municipal de Santos e 1º Violino do Quarteto de Cordas Municipal Martins Fontes. Participou de várias outras orquestras em grupos, entre os quais: Sinfônica Jovem Municipal de São Paulo, Orquestra de Câmara da Faculdade Carlos Gomes, Experimental de Repertório, Sinfônica de Ribeirão Preto, Sinfônica Jovem de Santo André, Filarmônica de São Caetano e como convidado da Sinfônica Municipal de São Paulo. Também atua como professor de violino e regente da Orquestra de Cordas da Escola Musical “Henrique Oswald”.

PROGRAMA

Abertura Egmont – L.V. Beethoven

Romance para Violino e Orquestra n. 2 em Fá Maior, opus 50- L.V. Beethoven

Solista: Ulisses Nicolai

INTERVALO

Sinfonia n. 5 em Dó Menor, opus 67- L.V. Beethoven

I-Allegro con brio

II – Andante con moto

III- Allegro-atacca

IV – Allegro

Serviço:

Orquestra Sinfônica Municipal de Santos

Série Memorial Sinfônico

Dia 10 de maio, quinta-feira, às 21h

Auditório Simón Bolívar – Fundação Memorial da América Latina

Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664  (portões 12 e 13). Estacionamento (R$ 12,00): Portão 15

Ingresso: R$ 10,00

Bilheteria (dia 9, das 14 às 19h, e dia 10, a partir das 14h).

Do Departamento de Comunicação Social do Memorial da América Latina

(R.A.)