Memorial: Ópera-rock Tommy com a Banda Sinfônica Jovem e Andre Matos

Apresentações serão nos dias 16, 17 e 18 de junho

seg, 12/06/2006 - 20h52 | Do Portal do Governo

Era uma vez um pobre garoto inglês, cego, surdo e mudo, que se torna campeão de jogos eletrônicos. O jovem deficiente, esquecido ou abusado por parentes, torna-se tão célebre, graças à habilidade com o jogo de pinball, que vira o centro de uma espécie de culto religioso. Resumidamente, esse é o enredo da assim chamada ópera-rock Tommy, cuja legião de aficcionados só fez aumentar desde que o disco original foi lançado pelo The Who, em 1969.

A obra ainda rendeu um álbum duplo especial, em que o quarteto e a Sinfônica de Londres acompanhavam astros dos anos 70 (Rod Stewart, Steve Winwood, Ringo Starr, Richard Harris, entre outros); várias montagens de musicais; o conhecido filme dirigido por Ken Russell, em 1975, estrelado pelo cantor Roger Daltrey, com Ann-Margret, Jack Nicholson, Tina Turner, Eric Clapton, Oliver Reed e Elton John; e até uma montagem na Broadway em 1993.

Nos dias 16, 17 e 18 de junho será a vez da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo apresentar sua versão desse que é um dos clássicos da história do rock, composto pelo guitarrista Pete Townshend. Composta por 70 músicos bolsistas do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim, com regência de Mônica Giardini, a Banda Sinfônica Jovem terá como solista o cantor Andre Matos, fundador dos grupos de rock Viper, Angra e Shaman. Participação especial do Coral Jovem do Estado, com regência de Nibaldo Araneda.

O álbum duplo Tommy foi lançado em 1969 quando The Who já era um dos mais interessantes grupos da cena inglesa, um dos propulsores da “British Invasion” em todo o mundo, com pelo menos um sucesso inesquecível, My Generation.

Na interpretação vigorosa do quarteto londrino – formado ainda pelo cantor Roger Daltrey, o baixista John Entwhistle e o baterista Keith Moon – se destacam canções como Pinball Wizard, I’m Free, The Acid Queen e We’re Not Gonna Take It.

Ópera-rock Tommy com a Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo

Direção Geral e Regência: Mônica Giardini

Direção Cênica: Mauro Wrona

Arranjos para Banda Sinfônica: Julio César de Figueiredo

Participação especial

Coral Jovem do Estado de São Paulo

Regente: Nibaldo Araneda

Elenco

Tommy: Andre Matos

Pai: Espartaco de Paola                         

Mãe: Tuca Fernandes                            

Narrador e doutor: Wilson Medeiros         

Rainha do ácido: Ana Suely Nobre / Catarina Resende David

Amante e Pinball Wizzard: Roger Troyjo

Pastor e Primo Kevin: Márcio Leandro Silva

Tio Ernie e recepcionista do campo: Victor Sgarbi

Enfermeira: Nathália Resende Carvalho

Banda de Rock

Sintetizadores: Abelita Brandão

Guitarra: Vinícius Gomes

Baixo: Fábio dos Santos Vieira

Bateria: Ricardo Nascimento

Realização

CENTRO DE ESTUDOS MUSICAIS TOM JOBIM

Local

Auditório Simón Bolívar

Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 Portões 12 a 15

Estacionamento no local

16 de junho, sexta-feira, às 21h00

17 de junho, sábado, às 21h00

18 de junho, domingo, às 19h00

ENTRADA FRANCA

Os ingressos devem ser retirados nos dias 15, 16, 17 e 18 de junho, das 14h00 às 21h00. Obs: Convidamos o público a participar da Campanha do Agasalho deste ano doando um agasalho ou cobertor. Ato voluntário, a doação não está vinculada à aquisição do ingresso.

Do Memorial da América Latina