Memorial da América Latina tem centrais de biometria para cadastro de eleitores

Instalações ficam no local entre os dias 2 e 6 de dezembro, das 10h30 às 16h30, em parceria com a Justiça Eleitoral

seg, 02/12/2019 - 15h24 | Do Portal do Governo

Entre esta segunda (2) e a próxima sexta-feira (6), das 10h30 às 16h30, a Justiça Eleitoral permanece no Memorial da América Latina, na capital, com duas Centrais de Biometria para o cadastro digital dos eleitores que ainda não passaram pelo procedimento.

A biometria é uma tecnologia que confere ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. Acoplado à urna eletrônica, o leitor biométrico confirma a identidade de cada pessoa por meio das impressões digitais armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral e transferidas para as urnas eletrônicas.

O principal benefício é o aumento na segurança. O sistema biométrico garante que nenhum eleitor votará no lugar de outro. Quem comparecer agora evitará as filas que poderão se formar quando esse cadastramento for obrigatório.

Agendamento

Para realizar a biometria, basta agendar o atendimento pela internet e, no dia e hora marcados, comparecer ao posto de atendimento com os documentos necessários:

– Título de eleitor (se tiver)
– Documento original de identidade oficial com foto
– Comprovante de residência (emitido nos últimos 3 meses)

Os documentos apresentados devem ser originais. Não são aceitas cópias, ainda que autenticadas. As impressões digitais e a foto são colhidas na hora.