Memorial da América Latina recebe homenagem de Paulo Niemeyer

Arquiteto lembrou a vivência com o bisavô Oscar Niemeyer para a criação do selo que celebra 30 anos da instituição

qui, 25/04/2019 - 10h07 | Do Portal do Governo

Idealizado pelo antropólogo Darcy Ribeiro e pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o Memorial da América Latina, na capital paulista, comemora três décadas neste ano. Vale destacar que o espaço já recebeu milhares de pessoas com eventos e exposições.

Para comemorar a data, ao longo do ano, a instituição oferecerá uma programação interativa e diversa, de modo a reavivar suas atividades. Paulo Niemeyer, arquiteto e presidente do Instituto Niemeyer, escolheu criar e doar o selo comemorativo pelos trinta anos do Memorial, para se aproximar da obra concebida pelo bisavô.

“Para meu bisavô, o Memorial sempre teve um lugar cativante em seu coração. Não que os outros projetos não tiveram, mas esse era seu mimo. Estive ao seu lado na criação do projeto e, lembrando os momentos que passamos juntos, fiz o selo com base nos seus traços, mantendo seu legado vivo”, revela o arquiteto.

Inspiração

O estudo da criação do selo gerou várias gravuras que vieram da inspiração que Paulo teve com Oscar Niemeyer nos anos de convivência, imagens que farão parte de uma exposição.

“Receber o selo comemorativo pelos trinta anos do Memorial da América Latina, criado por Paulo Niemeyer, é uma forma de trazer para o presente às memórias e afetos das histórias contadas pelo bisavô ao bisneto no passado”, avalia Jorge Damião, presidente da Fundação.

“O selo revive, por meio da homenagem à instituição, a elaboração e a construção do projeto que tanto enriqueceu o patrimônio arquitetônico da cidade de São Paulo e contagiou a todos os que conviveram com ele em seu círculo afetivo”, finaliza.