Memorial abre no feriado com concerto e exposições

Confira a programação completa

qua, 31/10/2007 - 18h32 | Do Portal do Governo

O Memorial da América Latina fica aberto durante todos os dias do feriado, com atrações para os mais variados gostos. São quatro exposições e um concerto, além do passeio pelos quase 85 mil m2 do conjunto arquitetônico criado por Oscar Niemeyer.

No dia 3, às 21 horas, a Orquestra Tom Jobim apresenta um tributo a Radamés Gnatalli. Com regência de seu diretor artístico, maestro Roberto Sion, a OTJ apresentará algumas obras como Tocatta em Ritmo de Samba, Estudo nº V para acordeão e violão, o Choro Pé de Moleque, a canção Amargura, entre outras.

São convidados os jovens cariocas Marcos Nimrichet (piano e acordeão) e Caio Marcio. A entrada é franca.

Passeando pelo Memorial, há ótimas opções na área das artes plásticas. Na Galeria Marta Traba, o visitante pode conferir a exposição MIRADA – Latino-americanos do MAC USP no Memorial. Como o nome diz, a exposição é composta de 36 obras de artistas latino-americanos do acervo do MAC USP.

Estão expostas obras de Tarsila do Amaral, Alfredo Volpi, Lygia Clark, Hélio Oiticica, Nemésio Antúnez, Wilfredo Lam, Jesús Rafael Soto e Leonilson, entre outros.

No Pavilhão da Criatividade, uma exposição de arte popular de Moçambique e Minas Gerais. Urubu-Rei/ Encontro da Terras é resultado de um intercâmbio cultural que uniu Moçambique e Minas sob orientação do designer Renato Imbroísi. Estão expostos objetos artesanais feitos de terra, folhas, sementes e fibras; tecelagem manual, crochê e bordado mineiros, assim como esculturas de ébano, mantas de palha e ourivesaria moçambicanas.

Do outro lado do Pavilhão, foi inaugurada uma lojinha que vende artesanato selecionado por Maureen Bisilliat, curadora e gerente do Pavilhão. As peças da exposição Urubu-Rei serão vendidas ao término da mesma, em 25 de novembro, mas algumas peças já estão à venda.

Além disso, vale uma visita ao acervo permanente Pavilhão da Criatividade, que abriga uma coleção de cerca de 4.000 peças de arte popular latino-americana. Trajes típicos, máscaras, estandartes, instrumentos musicais, objetos de adorno e de uso cotidiano, obras em argila, madeira, esculturas em ferro, brinquedos, adereços religiosos e profanos, entre muitas outras peças – testemunho eloqüente da criatividade popular – compõem a coleção do Memorial da América Latina. O acervo é único no país.

Para finalizar, no Portão 1, está a obra Etnias – Do Primeiro e Sempre Brasil, criada por Maria Bonomi. São painéis e tótens de argila, bronze e alumínio que representam personagens, moradias, instrumentos, utensílios, armas, símbolos rituais, padrões, vestimentas em alto e baixo relevo contam a história dos índios, da pré-história até hoje. Espelhos laterais e iluminação cênica fazem o visitante interagir com a obra (inaugurada a 1ª fase).

Serviço:

Memorial da América Latina

De terça a domingo, das 9h às 18h (inclusive nos feriados)

Av. Auro Soares de Moura Adrade, 664, Barra Funda – ao lado do metrô

Entrada franca.

Telefone: (11) 3823-4600

Do Memorial da América Latina