Memorial: 4th Block chama a atenção para questões sociais e ecológicas

A exposição de 80 cartazes é evento paralelo à 8ª Bienal Brasileira de Design Gráfico

ter, 20/06/2006 - 22h00 | Do Portal do Governo

O Memorial inaugura dia 20 de junho, às 20h, o 4th Block, Trienal Internacional de Eco-posters e Design Gráfico. A exposição de 80 cartazes, que tem organização e curadoria de Ruth Klotze, é evento paralelo à 8ª Bienal Brasileira de Design Gráfico da ADG – que também inaugura hoje às 20h. Ruth reuniu uma coleção de trabalhos de várias edições, além dos vencedores do 4th block deste ano, entre os quais um brasileiro.Parte da coleção de cartazes já itinerou por diversos países: Rússia, Canadá, Espanha, Inglaterra, Dinamarca, Turquia, Estados Unidos, Suíça e, agora, Brasil.

O 4th Block, Trienal Internacional de Eco-posters e Design Gráfico ocorre regularmente desde 1991. O nome vem do tanque nuclear que explodiu em Chernobyl, em  26 de abril de 1986. A coleção é fruto de um concurso internacional de design gráfico, aberto a quem queira participar e um estímulo à inclusão de questões ecológicas nesta área.

A Trienal Internacional de Eco-Posters é uma exposição que ocorre na Ucrânia com o principal objetivo de chamar a atenção da comunidade mundial para questões sociais e ecológicas. A trienal é conhecida também como 4th Block, nome do reator que explodiu na usina nuclear em 26 de abril de 1986, causando um imenso desastre ecológico e social, cujas conseqüências ainda são sentidas, passados 20 anos.

A Galeria-Museu do 4th Block é a única instituição que une assuntos ecológicos e arte em toda a Ucrânia, e suas ações têm reconhecimento e ressonância internacionais. A coleção de posters é fruto de um concurso internacional de design gráfico, aberto a quem queira participar, e um estímulo à inclusão de questões ecológicas nessa área.

  Segundo o coordenador e idealizador do evento, Oleg Veklenko, artista e professor da State Academy of Design and Arts de Kharkiv, Ucrânia, “em 1986, Chernobyl abriu nossos olhos para uma simples verdade: não existem cortinas de ferro, não existem fronteiras territoriais para desastres ecológicos. O mundo é uma unidade, frágil, pequena”.

  Sob sua coordenação, seis festivais já foram organizados desde 1991, com participação de trabalhos de artistas de várias regiões do mundo. O júri também é multinacional e este ano foi composto por: Laurence Madrelle (França), Ahn Sang-Soo (Coréia do Sul), René Wanner (Suíça), Subrata Bhowmick (India), Phil Risbeck (Estados Unidos), Ruth Klotzel (Brasil), Yuri Surkov (Rússia) e Vladimir Lesniak (Ucrânia).

  Saiba mais sobre a 8ª Bienal Brasileira de Design Gráfico

Serviço

4th Block, Trienal Internacional de Eco-Posters e Design Gráfico

Memorial da América Latina

Pavilhão da Criatividade – Espaço de Exposições Temporárias

Inauguração dia 20 de junho às 20 horas

De 21 de junho a 23 de julho de 2006

de terça a domingo, das 9 às 18 horas

Do Memorial da América Latina