Melhores projetos de inclusão digital do Acessa SP são premiados

Autores dos 12 projetos finalistas serão contemplados com câmeras digitais

seg, 29/03/2010 - 14h00 | Do Portal do Governo

Os 12 melhores projetos de inclusão digital desenvolvidos nos postos do programa Acessa SP, serão premiados nesta segunda-feira, 29. A cerimônia de premiação terá a presença deo secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo.

Em sua primeira edição, o Prêmio Acessa SP elegeu os melhores trabalhos da Rede de Projetos do programa – ambiente virtual de troca de experiência das iniciativas promovidas nas comunidades por monitores ou voluntários do programa -, dos quais seis são da categoria “Projetos Ativos”, e a outra metade, “Projetos Concluídos”.

Conheça os projetos finalistas, seus autores e a cidade que eles representam:

Categoria “Ativos” 

Cadastro Offline – autor Edil Queiroz – Ribeirão Grande
Blog Conta História de Dourado – autor Luiz Fernando Varella – Dourado
Dedos e Pincéis – autora Madalena Carneiro – Anhembi
Criança Conectada Inventa História II – autora Sônia Remenegildo – Herculândia
Acessa Cinema – autora Suzana Bassi – Santa Rosa do Viterbo
Not@ Fiscal Paulista – autor Vynicius Campos – Cerquilho

Categoria “Concluídos” 

Culinária x Informática – autora Eliana Dias – Ilha Solteira
Desenvolvendo Currículo e uma Boa Entrevista – autor Junio Silva – São Lourenço da Serra
Construindo Conhecimento – autores Line e Bergamo – Tejupá
Descobrindo Culturas – autora Maristela Pinto – Palmital
Juventude Net – autor Plínio Parente – CIC Norte – São Paulo
Teleconferência Linux – autor Valdir Barbosa – Ilha Solteira

Os trabalhos foram avaliados por uma comissão julgadora formada por especialistas na área de Tecnologia da Informação, que consideraram a relevância do projeto ante a necessidade do público, o caráter inovador, a possibilidade de multiplicação e a produção de conhecimento.

Premiação 

Os 12 finalistas serão contemplados com câmeras digitais. Autores das três melhores iniciativas de cada categoria receberão ainda notebooks, certificados e troféus. O primeiro colocado, que obteve maior pontuação da banca avaliadora, além destes prêmios, vai beneficiar o posto do programa de sua atuação com a renovação do parque tecnológico.

“O Prêmio Acessa SP é uma forma de estimular o uso das unidades do programa em projetos de capacitação e de reconhecer o trabalho de monitores e parceiros do programa. São verdadeiros agentes de inclusão digital, que por meio de projetos que envolvem as comunidades, têm um importante papel na transmissão do conhecimento da informática ao cidadão”, afirma o secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo.

Acessa SP 

O Acessa SP oferece conteúdo diferenciado além do acesso gratuito à internet banda larga. Os monitores do programa, durante as capacitações, são incentivados a envolver as comunidades em cursos com temas relacionados à educação, cultura, economia, emprego e trabalho, e saúde. São mais de 700 iniciativas registradas no Portal da Rede de Projetos do Acessa SP (http://rede.acessasp.sp.gov.br/), que serve como ambiente virtual de compartilhamento das experiências dos monitores.  

Vinculado à Secretaria de Gestão Pública e gerido pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), o Acessa SP chega à marca de 1,8 milhão de usuários cadastrados. Em nove anos, o programa de inclusão digital já realizou mais de 44 milhões de atendimentos. Atualmente, 520 municípios são atendidos pelo programa que tem 591 postos.

Da Secretaria de Gestão Pública