Meio Ambiente: Governo do Estado recebe prêmio internacional pelo Projeto Pomar

nd

ter, 31/10/2000 - 9h08 | Do Portal do Governo

O Governo de São Paulo recebe nesta terça-feira, dia 31, o Prêmio Von Martius 2000 de Meio Ambiente pelo Projeto ‘Pomar Mais Verde, Mais Vida’. O projeto é um dos vencedores do prêmio instituído pela Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Alemanha que premia anualmente empresas privadas e estatais que promovem o desenvolvimento com respeito ambiental. Foram 180 inscritos em três categorias: Humanidade, Tecnologia e Natureza. O Pomar foi o segundo colocado nesta última categoria. A premiação será entregue ao secretário estadual do Meio Ambiente, Ricardo Tripoli, em cerimônia no Clube Transatlântico, em São Paulo, a partir das 11h30.
Esta iniciativa da Secretaria Estadual do Meio Ambiente é realizada em parceria com mais 11 empresas (Cavo, Cetesb, Credicard, Cosipa, Eletropaulo, Emae, EPTE, Fibra, Johnson&Johnson, Natura e Unip), com apoio do Jornal da Tarde.
Criado em 1999, o projeto já totalizou o plantio de aproximadamente 200 mil mudas de árvores na margem esquerda do rio Pinheiros. Para execução dessa recuperação paisagística, foram realizadas análises de solo, pela agência ambiental do Estado (Cetesb), para verificação das características físicas e químicas, avaliação dos níveis de compactação, além de bioensaios, entre outros trabalhos. O trabalho envolveu 480 bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio Desemprego do Estado – as frentes de trabalho – que participaram de cursos de jardinagem, com aulas teóricas e práticas.
Entrando em nova fase, o projeto dará inicio às atividades do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, no qual estudantes aprenderão, na prática, ações voltadas à recuperação ambiental das margens do rio. Para implantação deste novo núcleo, o Pomar irá integrar ações que a Secretaria desenvolve desde 1995.

Prêmio Von Martius 2000 de Meio Ambiente

Data: Terça-feira, dia 31 de outubro de 2000
Horário: Das 11h30 às 14h30
Local: Clube Transatlântico – Rua José Guerra, nº 130 – São Paulo-SP