Meio Ambiente: Fundação Florestal lança livro sobre mudas de árvores nativas

Instituição, que faz 20 anos, foi responsável por diversas ações e projetos para a recuperação do meio ambiente

sex, 30/06/2006 - 19h30 | Do Portal do Governo

Para comemorar seu 20º aniversário, a Fundação Florestal lança no próximo dia 3 o livro Recuperação Florestal: da semente à muda. Elaborado por diversos autores, sob a coordenadoria da gerente de Desenvolvimento Florestal da fundação, Claudette Martha Hann, a obra aborda todos os aspectos considerados imprescindíveis para ter sucesso na produção de mudas. Desde a coleta e o beneficiamento das sementes até o controle de saída da produção, passando pela escolha das embalagens, tipos de substratos, estruturas de viveiros, semeadura e controle fitossanitário.

A publicação apresenta tabela de informações sobre 150 espécies vegetais nativas utilizadas em projetos de recuperação florestal, épocas de coleta de sementes, longevidade, condições de armazenamento, tempo de germinação e crescimento, etc. Traz, também, uma ficha de controle da eficiência do viveiro e uma planilha eletrônica que calcula o custo de produção e indica o preço recomendado para venda de mudas pela Internet.O Centro de Editoração, da Secretaria do Meio Ambiente, ficou responsável pelo projeto gráfico e revisão. Aimpressão foi realizada pela Imprensa Oficial.

Obras e projetos – Desde que foi criada pela Lei Estadual nº 5.208, de 1º de julho de 1986, a Fundação Florestal, vinculada à Secretaria do Meio Ambiente, contribuiu para o plantio de milhares de árvores nativas, participando de diversos projetos de recuperação florestal.O conhecimento adquirido nessas ações tem sido registrado e está disponível ao público em revistas, livros, cartilhas e páginas eletrônicas.

A instituição lançou os livros Revegetação de matas ciliares e Produção de mudas em viveiros florestais e Roteiro para projetos de viveiros e recuperação florestal submetidos ao Fehidro e dois manuais. Também foram publicadas 17 edições da revista Florestar Estatístico, especializada na divulgação de dados econômicos e socioambientais do setor florestal. O site www.fflorestal.sp.gov.br informa endereços de 80 viveiros instalados no Estado e fornecedores de sementes de espécies nativas.

Mais de 140 convênios foram firmados com prefeituras, ONGs e universidades para produzir e distribuir mudas de espécies arbóreas. A fundação é agente técnico responsável pela análise e acompanhamento de projetos de viveiros e recuperação de matas ciliares submetidos ao Fundo Planejamento e gestão de projetos direcionados ao manejo de recursos naturais, com ênfase em ecoturismo, repovoamento do palmito-juçara, manejo de plantas medicinais nativas e ordenamento da exploração de recursos costeiros são algumas das ações na área de desenvolvimento sustentável.

SERVIÇO

Lançamento do livro Recuperação Florestal: da semente à muda

Auditório Augusto Ruschi – Av. Professor Frederico Hermann Jr, 345 –

Alto de Pinheiros – São Paulo

Dia 3, às 15 horas

Da Assessoria de Imprensa da Fundação Florestal