Meio Ambiente: Especialistas fazem palestras em curso sobre “Pesquisa-Ação-Participante”

Evento será realizado no próximo dia 29 de junho

seg, 26/06/2006 - 14h53 | Do Portal do Governo

A Secretaria do Meio Ambiente do Estado vai realizar, no próximo dia 29 de junho, o quinto módulo do curso Educação Ambiental: Tendências e Recursos Pedagógicos, para discutir o tema “Pesquisa-Ação-Participante”. As inscrições para o evento, que vai ocorrer no Centro de Capacitação de Educadores “Professor André Franco Montoro”, na Rua João Ramalho, 1.546, no Bairro das Perdizes, em São Paulo, são gratuitas e poderão ser feitas no dia e local do curso. Mais informações poderão ser obtidas no telefone 11-3030.6659 e no site www.ambiente.sp.gov.br/EA.

O curso está sendo organizado pelo Departamento de Educação Ambiental da Coordenadoria de Planejamento Estratégico e Educação Ambiental – CPLEA, órgão da Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com a Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas, da Secretaria Estadual da Educação, e apoio da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – CETESB.

O programa

O programa do Módulo 5 – Pesquisa-Ação-Participante, do curso “Educação Ambiental: Tendências e Recursos Pedagógicos”, é o seguinte:

13h30 – Inscrições

14h00 – Origem e Atualidade da Pesquisa-Ação-Participante em Educação Ambiental – Moema L. Viezzer, mestre em Ciências Sociais; educadora especializada em Gênero e Meio Ambiente; fundadora da Rede Mulher de Educação; membro da Comissão Brasileira e Internacional de Educação (Carta da Terra), autora, co-autora e organizadora de diversas publicações e materiais didáticos de apoio á ação educativa.

15h00 – Intervalo

15h30 – Pesquisa-Ação-Participativa em Educação Ambiental: problemas e perspectivas – Marília F. de Campos Tozoni-Reis, pedagoga; doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas; mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos; coordenadora do Grupo de Estudos em Educação Ambiental do curso de pós-graduação da UNESP; autora de diversos livros e capítulos sobre educação ambiental.

16h30 – Debates

17h30 – Encerramento

  Da Secretaria do Meio Ambiente