Meio Ambiente: CETESB apresenta novidades da Operação Inverno 2006

Redução da poluição do ar prolonga vida do paulistano em um ano e meio

sáb, 10/06/2006 - 12h34 | Do Portal do Governo

A redução da poluição do ar verificada nos últimos dez anos, na Região Metropolitana de São Paulo, evitou 16 mil mortes. Transportando esses números para o campo financeiro, chega-se a uma economia de US$ 1,5 bilhão.Além disso, os paulistanos e seus vizinhos mais imediatos tiveram sua vida consideravelmente prolongada nestes anos, em função da melhoria da qualidade do ar, ganhando, em média, um ano e meio de vida.

Expostos pelo Dr. Paulo Saldiva, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – USP, esses dados serviram para ilustrar as consequências das ações tomadas pela CETESB nos últimos anos e foram divulgados durante o lançamento da Operação Inverno 2006, nesta quinta-feira (08/06), na sede da agência ambiental paulista, em São Paulo. A Operação Inverno é realizada pela CETESB tradicionalmente nesta época do ano, em que as condições meteorológicas costumam ser desfavoráveis para a dispersão de poluentes atmosféricos.

O secretário de Estado do Meio Ambiente, professor José Goldemberg, o presidente da CETESB, Otavio Okano, e os diretores Lineu Bassoi, de Engenharia, Tecnologia e Qualidade Ambiental, e Alaôr Ferreira, além do comandante da Polícia Militar Ambiental do Estado, coronel PM José Guerra Junior, entre outros, estiveram presentes à abertura do evento.

O presidente da CETESB destacou que este ano a Operação Inverno não ficará restrita à Região Metropolitana de São Paulo e Cubatão, e se estenderá para cidades do interior do estado. O professor Goldemberg, por sua vez, elogiou a “comunicação alegre e saudável” da campanha de divulgação em 2006, que ressalta os benefícios da boa qualidade do ar para os cidadãos. E o eng. Lineu Bassoi destacou como outras ações importantes da CETESB, para os próximos meses, o início das obras de construção do novo Laboratório de Emissões veiculares, em Praia Grande, e a instalação de 11 novas estações de monitoramento automático de qualidade do ar, no interior do estado.

Novo formato de divulgação da qualidade do ar

No evento de lançamento da Operação Inverno 2006, aconteceram também as apresentações do novo formato de divulgação da qualidade do ar, na internet, e das ações a serem desencadeadas pela agência ambiental paulista, visando a redução das emissões veiculares. As ações sobre as fontes veiculares, que incluem campanhas de conscientização dos motoristas e comandos de fiscalização, se estenderão, este ano, até meados de setembro e abrangerão os municípios da Região Metropolitana de São Paulo e cidades do interior do Estado, como Santos, Ribeirão Preto, Sorocaba, Cubatão e Pirassununga.

A apresentação do novo formato de divulgação dos dados de qualidade do ar, foi feita pelo eng. Carlos Eduardo Komatsu, gerente do Departamento de Tecnologia do Ar da CETESB, e das ações sobre fontes veiculares durante a Operação deste ano, pelo eng. Daniel Egon Schmidt, gerente do Setor de Operações, Programas e Regulamentação – ETEP – da CETESB. Aconteceram, ainda, as apresentações do Dr. Paulo Saldiva, da USP, sobre poluição atmosférica e seus efeitos à saúde, e do geofísico Frederico Marinho, do CONPET – programa do Governo Federal, operacionalizado pela Petrobras, que tem o objetivo de incentivar o uso eficiente do gás natural e petróleo no transporte, residências, comércio e indústria.

A novidade quanto à divulgação “on-line” da qualidade do ar, a partir de hoje, pelo site www.cetesb.sp.gov.br, é que a classificação dos níveis de poluição está associada a cores, além das correspondentes observações sobre os possíveis efeitos à saúde. A cor verde indicará a qualidade Boa, enquanto a amarela estará associada à qualidade Regular, a laranja, à Inadequada, a vermelha, à Má, e a violeta, à Péssima. A CETESB continuará informando, via internet, as condições de qualidade do ar registradas pela sua rede de monitoramento automático, de hora em hora, por poluente e por estação, e manterá a emissão e divulgação diária, por volta das 16h, do Boletim de Qualidade do Ar – com o resumo das condições de poluição nas 24 horas anteriores e a previsão meteorológica das condições de dispersão dos poluentes para as 24 horas seguintes.

Além disso, a Operação Inverno desencadeará, a partir do próximo dia 21, ações de fiscalização e conscientização dos motoristas de veículos. Nesse dia, acontecerá, na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo – CEAGESP, que apresenta frequência diária de cerca de 10 mil caminhões, oriundos de diversas regiões do Estado de São Paulo e de outros estados, uma campanha de conscientização referente à correta regulagem dos motores diesel.

No caso da Região Metropolitana de São Paulo, onde a principal fonte de poluição atmosférica são os veículos, a campanha deste ano irá abranger, além de eventos de inspeção veicular, comandos de fiscalização, distribuição de panfletos em pedágios nas rodovias, folders e brindes em shoppings centers, afixação de cartazes em estações do Metrô, distribuição de cartilhas e cartazes em escolas públicas, e afixação de faixas em estações de monitoramento automático de qualidade do ar da CETESB e nas agências ambientais espalhadas no interior, de grandes banners na fachada principal da sede da CETESB e Secretaria do Meio Ambiente – SMA, e de cartazes nos vidros traseiros dos ônibus (“busdoor”), além de mensagens alusivas à campanha nos painéis eletrônicos das rodovias.

  Da Secretaria do Meio Ambiente