Medidas adotadas pelo Metrô

A greve que paralisou a cidade nos dias 3 e 4 foi considerada abusiva

ter, 07/08/2007 - 15h11 | Do Portal do Governo

A greve que paralisou o Metrô nos dias 03 e 04 de agosto de 2007 foi considerada abusiva pela unanimidade dos juízes que compõem a Seção de Dissídios Coletivos do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo.

Diante dos fatos ocorridos durante a greve e levando em consideração o programa de avaliação de desempenho dos empregados do Metrô, bem como, a necessidade do Metrô estar preparado para situações de crise, anuncia-se as seguintes medidas:

1- Demissão de 61 empregados cujo desempenho, avaliado até o mês de julho de 2007 não era adequado aos padrões desejados pelo Metrô. A aplicação desses mesmos critérios resultou na promoção de vários empregados ao longo do mesmo período de avaliação.

2- Contratação de 100 empregados, através de concurso público, dentre eles 60 Supervisores de Tráfego e 40 Operadores de Trem.

3 – Manter a oferta de pagamento de Participação nos Lucros e Resultados a todos os seus empregados que cumprirem metas cujo objetivo é melhorar a

qualidade do serviço prestado à população de São Paulo, dentro dos mesmos parâmetros já apresentados antes da greve.

4 – Treinar 30 bombeiros e mais de 300 supervisores de estação para operação do Metrô em situações de crise ou emergência.

5 – Funcionamento de um Grupo de Trabalho, nos moldes da Defesa Civil, para potencializar todo os meios e pessoal da Secretaria de Transportes

Metropolitanos, EMTU, CPTM e Metrô para operar os sistemas de transporte de passageiros em situações de crise ou emergência.

O Governo do Estado de São Paulo está investindo na área de transporte de passageiros nas regiões metropolitanas mais de R$ 16.000.000.000

(dezesseis bilhões de reais). Investir no transporte é a demonstração da sensibilidade do Governo para promover o desenvolvimento econômico e melhoria da qualidade de vida de quem mora nas metrópoles do Estado.

Desse significativo montante o Estado reservou cerca de R$ 10.000.000.000 (dez bilhões de reais) para investimentos na expansão e modernização do Metrô. Esses investimentos serão realizados diretamente na

Companhia do Metrô revelando a confiança que o Governo do Estado tem nessa empresa e nos seus empregados.

A Diretoria do Metrô