Márcio França prestigia abertura de feira de Construção e Arquitetura

Governador de SP esteve presente no primeiro dia da 24ª edição da Feicon Batimat, evento considerado referência no setor

ter, 10/04/2018 - 11h15 | Do Portal do Governo

O governador Márcio França participou, nesta terça-feira (10), da abertura da 24ª edição da Feicon Batimat – Salão Internacional da Construção e Arquitetura. A exposição será realizada na capital paulista até a próxima sexta-feira (13), com expectativa de receber 90 mil visitantes.

“Em São Paulo, a Construção Civil é essencial e uma geradora de empregos, com obras grandes e muitas casas. Nossa tarefa agora é retomar o emprego e o setor é a principal mola para voltarmos a crescer”, ressalta Márcio França. “É a minha primeira visita oficial, fora do Palácio dos Bandeirantes, para demonstrar o nosso apreço pelas feiras”, acrescenta o governador.

No evento, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) expõe um projeto de casa mais eficaz e econômico. A unidade de alvenaria, que atende famílias de baixa renda, é construída em até cinco dias e será uma das atrações da feira. Os visitantes podem conferir a iniciativa das 10h às 20h, no São Paulo Expo, localizada na Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – Água Funda.

Casa Modelo

A Casa Modelo foi executada em alvenaria armada com blocos estruturais cerâmicos e segue as diretrizes de qualidade da empresa, com pé-direito de 2,60m (que permite melhoria na iluminação e ventilação da residência), laje de concreto, piso cerâmico em todos os ambientes, azulejo até o teto nas áreas molhadas, estrutura metálica para o telhado, área de serviço coberta, aquecedor solar e esquadrias de alumínio ou aço galvanizado com pintura eletrostática.

“Visitamos a Casa Modelo, da CDHU, um dos locais que desperta maior interesse do público, segundo os organizadores. Apresentamos uma inovação enorme, incorporando sistema fotovoltaico e agua de reuso de chuva, entre outras melhorias”, destaca o secretário de Estado da Habitação, Nelson Baeta.

No total, a unidade conta com 47,87m² e atende parâmetros da Caixa Econômica Federal. A obra traz uma série de melhorias para tornar a moradia mais confortável, segura e durável, proporcionando maior bem-estar a seus mutuários. O foco é a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, aliado a redução de custos.

Portanto, as unidades habitacionais são projetadas com tecnologias que economizam água e energia elétrica. As mesmas técnicas de construção, com alvenaria armada com blocos estruturais, podem ser usadas em imóveis residenciais de médio ou alto padrão e, também, em edifícios.

Por isso, a unidade terá aquecedor solar para a água do chuveiro, que, além de minimizar impactos ambientais, reduz em até 30% a conta de consumo de energia elétrica. Também são utilizados equipamentos redutores de consumo de água, como bacias sanitárias com volume de descarga menor e torneiras com arejadores que diminuem o fluxo de água.

Acessibilidade

A casa conta com acessibilidade completa, que permite a circulação de moradores com deficiência ou mobilidade física temporária ou permanente por todo o imóvel. Isso também beneficia pessoas obesas ou com mobilidade reduzida, como idosos, gestantes e crianças.

Os cômodos contam com espaço para girar cadeiras de roda, corredores largos, janelas em altura que permitam visão externa, vãos de 90 cm, portas com 80 cm de largura, banheiros acessíveis e lavanderia coberta.

No total, o evento contará com mais de 700 expositores nacionais e internacionais em 85 m² de ambiente. O espaço oferece experiências únicas para varejistas, distribuidores, atacadistas, engenheiros, construtores, gestores de obra, arquitetos e designers de interiores.

Investimentos

O Morar Bem, Viver Melhor é a política habitacional do Estado de São Paulo. A iniciativa reúne todas as ações e investimentos da Secretaria de Estado da Habitação, como infraestrutura, urbanização, requalificação, acessibilidade, qualidade das construções e equipamentos, cuidados com o meio ambiente, inovações e qualidade de vida para as famílias atendidas.

A Feicon Batimat é referência na promoção de negócios para toda a cadeia da Construção Civil e Arquitetura na América Latina. O evento é realizado pela Reed Exhibitions Alcantara Machado. Considerada como uma das mais importantes plataformas de inspiração para seus milhares de visitantes, a feira possui 24 anos de história.

A exposição proporciona uma visão completa da área em um só lugar, reunindo todos os setores da cadeia produtiva e apresentando uma extensa e variada programação temática. A feira é uma das principais datas para o calendário de vendas das empresas e indústrias da construção civil.