Mão na massa: conheça a Padaria Artesanal, do Fussp

Mais de 100 mil pessoas já foram qualificadas nas diversas atividades do curso oferecido pelo Fundo Social de São Paulo

sex, 12/04/2019 - 20h29 | Do Portal do Governo

O curso de Padaria Artesanal, projeto voltado para pessoas de baixa renda do Fundo Social de São Paulo (Fussp), oferece uma nova esperança, especialmente para quem está sem trabalho. Mais de 100 mil pessoas já foram qualificadas.

“Fiquei desempregada e comecei a pegar algumas receitas, fazer e revender para alguns conhecidos e ganhar um dinheirinho. Estava tão ansiosa pelo curso”, contou a dona de casa, Elisangela Saraiva, que saiu de Campinas para fazer o curso do Fussp na capital.

Conteúdo

Durante a aula, as alunas aprendem como fazer 10 tipos de pães diferentes, desde o pão tradicional até um pão trançado de maçã. E não é só isso. São repassados também os cuidados com a higienização durante a produção, manuseio e conservação.

“Não fui com a ideia de comercializar, queria só economizar no meu orçamento deixando de comprar pão francês todos os dias. Mas depois da aula teórica, descobri que posso fazer uma massa e, se render muito, congelar. Depois é só descongelar e sovar mais um pouquinho que posso ter pão fresco novamente”, disse a aluna Roseli Leite Barbosa.

Para a socióloga aposentada Beatriz Labaki, o curso foi uma experiência nova. “São todas mulheres com algum conhecimento nessa área de culinária. Então, acabamos pescando muito conhecimento uma da outra”, contou.

Já a dona de casa Rosemeire Moraes Maganha buscou o curso para alcançar uma meta. “Minha amiga tem um café aqui na capital e eu vim aprender mais sobre pães porque planejamos trabalhar juntas”, revelou.

Saiba mais

Pães Artesanais

Duração: um dia, de 8h às 16h

Carga horária: terças, quartas e quintas-feiras, de 8h às 16h

Conteúdo: participantes aprendem dez receitas de pães artesanais, com frutas e vegetais, sem nenhum tipo de conservante

Método: aulas presenciais, teoria e prática

Unidades: Parque da Água Branca, Palácio dos Bandeirantes e Raposo Tavares (São Paulo)

Requisitos: ter mais de 16 anos, sem necessidade de escolaridade mínima

Público-alvo: qualquer cidadão com mais de 16 anos

Certificação: diploma com nome, documento e carga horária

Inscrição: pelo telefone (11) 2588-5766, de segunda a sexta-feira, de 9h às 16h

Próximas turmas: como o curso é de apenas um dia, o interessado deve ligar, agendar e comparecer à unidade na data marcada