Manual do Cepam indica caminhos para melhor gestão

“Um método para governar” é o título do livro que todos os eleitos nos 645 municípios estão recebendo

ter, 27/01/2009 - 14h12 | Do Portal do Governo

O Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam) e o Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE-unicamp) lançaram um manual para o exercício da administração pública, o livro Um método para governar.

Com respostas a questões sobre como elaborar um plano para os cem primeiros dias de gestão, montar a equipe de governo, aproveitar os momentos de alta governabilidade para agir, lidar com as crises e com quem e como governar, entre outras, a publicação propõe reflexões e aponta caminhos para a prática.

Todos os prefeitos eleitos e gestores dos 645 municípios paulistas receberão o material, em janeiro, pelos Correios. Segundo o presidente do Cepam, Felipe Soutello, o livro indica ferramentas que podem ser usadas ao longo de todo o período de governo e vai auxiliar os prefeitos a alcançarem melhores resultados durante sua gestão. “Governar é enfrentar problemas, surpresas e intensas pressões. É planejar e priorizar iniciativas em razão das necessidades e capacidades do município”, define Soutello.

Os capítulos destacam os principais momentos do mandato: Da eleição à posse, Os primeiros cem dias, Do segundo trimestre ao fim do primeiro ano, Um ano de governo e Durante todo o governo. A orientação para os cem primeiros dias, por exemplo, tem como objetivo auxiliar o governante a evitar possíveis desconfortos no início da gestão. A que diz respeito à metade do primeiro ano, apresenta planos para uma situação em que a força do início da campanha dá lugar à noção de dificuldade, causada pelo ritmo da maioria das ações.

Época de crise – Já a abordagem sobre o período de um ano completo sugere como corrigir rumos. “Para sistematizar uma metodologia, recorremos à extensa bibliografia sobre ciências e técnicas de governo inspiradas, principalmente, na obra multidisciplinar do Planejamento Estratégico Situacional (PES) e na obra de Yehezkel Dror, importante especialista de governo”, comenta a coordenadora da edição, Zenaide Sachet.

Ela explica que os autores enfatizam a importância da capacitação e do aprendizado tanto para o governante como para o gabinete e a relevância da gestão das informações, do levantamento das necessidades da população e das respostas rápidas e eficientes nas épocas de crise. Além de autores reconhecidos, também foram consultados alguns gestores públicos, responsáveis por administrações locais. “Realizamos entrevistas presenciais para obter um levantamento qualitativo da realidade de alguns municípios paulistas no que diz respeito à gestão e ao planejamento”, conta Zenaide.

A socióloga não diminui a importância do talento e da experiência pessoal dos governantes e reconhece que a experiência política é uma grande escola: “Não temos a pretensão de ensinar o que não se ensina e, muito menos, a ideia de desprezar o valor da arte de governar. Nesta publicação, nossa finalidade é compartilhar uma visão técnica para se somar à arte, além de ressaltar que ela também é relevante para aqueles dirigentes que efetivamente querem transformar suas promessas em ações”.

O Cepam, fundação ligada à Secretaria de Economia e Planejamento, atua há 40 anos no apoio aos municípios no desenvolvimento de projetos para a gestão e a construção de políticas públicas.

Do Cepam