Mais de 5 mil jovens da Fundação Casa praticam esportes

A competição entre as unidades é estimulada e há até um calendário fixo que prevê diversos embates ao longo do ano

dom, 25/11/2007 - 10h01 | Do Portal do Governo

Raciocínio lógico, silêncio e muita concentração. Quem conferiu o VII Campeonato Estadual de Xadrez da Fundação Casa se surpreendeu: desta vez a garotada teve de fixar a atenção no tabuleiro para garantir uma medalha. É bem o contrário do que se vê nas outras competições promovidas pela entidade, que vão do futebol ao tênis de mesa, passando por modalidades como skate, natação e atletismo. Nelas o que vale são atributos como força e habilidade para subir ao pódio.

As provas de xadrez, disputadas por mais de 120 internos na quarta-feira, 21, são a constatação de que a prática esportiva está no gosto dos jovens. Para se ter uma idéia, 95% dos adolescentes (5.225) praticam habitualmente atividades esportivas, de um total aproximado de 5.500 adolescentes. A freqüência deles é de ao menos três aulas semanais. Por outro lado, vale lembrar que na maioria das unidades a prática é diária.

A competição entre as unidades é estimulada e há até um calendário fixo que prevê diversos embates ao longo do ano. A adesão é significativa: cada evento conta com participação média de 75% a 80% das unidades. Os campos de futebol são invadidos nos meses de janeiro, fevereiro e março; nos meses de abril e maio é a vez das quadras de basquete; o vôlei é disputado em junho e julho; o futsal em agosto e setembro; e o handebol fica para novembro e dezembro.

O melhor de tudo, no entanto, é reservado para os meses de julho e outubro: primeiro o Pan e depois as Olimpíadas, bem aos moldes das competições internacionais. É nesses encontros onde entram em campo mais de 50 equipes de todos os cantos do Estado para disputar dez modalidades diferentes. Para completar, os internos ainda têm o ano todo para praticar musculação, capoeira, dança e yoga.

“O esporte abre portas e dá novas oportunidades para os jovens”, ensina Zé Maria, ex-jogador da Seleção Brasileira de Futebol de 1970 e 1974. Hoje o campeão mundial é supervisor esportivo da Fundação Casa e aproveita para avisar: os clubes paulistas estão de olho na garotada. Tanto é verdade que Erika Teixeira Martins, ex-interna da unidade de Parada de Taipas, tornou-se atleta de destaque na equipe de futebol feminino do Botucatu Futebol Clube.

Mas se engana quem pensa que os talentos se limitam ao esporte mais popular do Brasil. Jovens da Fundação Casa também participam de corridas de rua como a São Silvestre, Meia Maratona do Rio, Corrida da Tribuna, 10 KM Unicsul e 40K Interlagos. O destaque mais recente foi a participação de doze adolescentes no campeonato estadual de caratê, onde obtiveram diversas premiações. Os garotos das unidades de Rio Pardo e Ribeirão Preto levaram as medalhas de ouro e sagraram-se campões estaduais por equipe. Quatro deles participaram entre os dias 8 e 11 deste mês do 12º Campeonato Brasileiro de Caratê Interestilos, em Recife (PE).

É reconhecimento que ultrapassa os muros das unidades. A Fundação Casa conta com a parceria da comunidade através da seção de espaços esportivos, voluntários em modalidades esportivas e o apoio das federações municipais e estaduais (com premiação e arbitragem, por exemplo).

Manoel Schlindwein

(I.P.)