Mais de 48 mil farão avaliação seriada da USP

Exame acontece no dia 9 de novembro

ter, 28/10/2008 - 8h43 | Do Portal do Governo

Atualizada às 10h34

As 49 escolas cedidas para o primeiro PASUSP (Programa de Avaliação Seriada da USP) receberão 48.862 estudantes do 3º ano do Ensino Médio, matriculados em escolas da rede pública, vinculadas à Secretaria Estadual de Educação.

A prova será aplicada pela Fuvest em 9 de novembro e terá 50 questões objetivas. O estudante terá quatro horas para respondê-las. O conteúdo terá como base os Referenciais Curriculares para o Ensino Médio da SEE. O resultado será revertido em bônus adicional de até 3% na pontuação da primeira e da segunda fases do Vestibular da Fuvest, conforme o desempenho do aluno na prova. 

O Pasusp é um programa desenvolvido em parceria com o Governo do Estado de São Paulo. Foi criado após uma avaliação amplamente favorável dos resultados iniciais do Programa de Inclusão Social da USP (INCLUSP) que, após os dois primeiros anos da implantação, atingiu o objetivo de aumentar o ingresso na USP de estudantes provenientes do Ensino Médio Público.

A principal finalidade é aproximar as escolas públicas de Ensino Médio do Estado de São Paulo e a universidade, e contribuir para ampliar progressivamente o percentual de ingressantes na USP que cursaram o Ensino Médio na rede pública de ensino. A meta é atingir a meta de 30% em 2009. 

O Programa tem ainda o propósito de contribuir para a avaliação do desempenho acadêmico de estudantes do 3º ano do Ensino Médio Regular do Estado de São Paulo, por meio de prova elaborada pela USP com base nas expectativas de Aprendizagem apresentadas nos documentos das Propostas Curriculares para o Ensino Médio da Secretaria Estadual da Educação do Estado de São Paulo.

Da Fuvest