Mais de 220 carros autuados por emitir fumaça preta

Ação da Cetesb verifica situação dos motores a diesel em quatro pontos da capital

dom, 16/09/2007 - 10h25 | Do Portal do Governo

Um grande comando para fiscalizar a fumaça preta de veículos a diesel foi realizado na capital, no dia 11. O trabalho, executado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, por meio da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), ocorreu em quatro pontos da cidade.

Durante a operação, 5.839 veículos passaram pelas equipes de fiscalização e 227 foram autuados, sendo 220 pela Cetesb e 7 pela Polícia Militar. O valor básico da multa para carros flagrados emitindo fumaça preta acima do permitido é de R$ 853,80, valor que dobra a cada reincidência.

Foram abordados os motoristas de veículos a diesel de pequeno porte: furgões, vans, caminhonetes, veículos urbanos de carga (VUCs) e escolares. Além das equipes técnicas da Cetesb, o comando contou com o apoio da Companhia de Engenharia de Tráfego do Município de São Paulo (CET) e da PM. A ação faz parte da Operação Inverno, no âmbito do Respira São Paulo, um dos 21 projetos ambientais estratégicos do governo do Estado. 

Operação Inverno – Este comando foi o 14º do ano no âmbito da Operação Inverno, e já contabilizou 2.277 autuações para motoristas de carros a diesel, entre ônibus, peruas vans e caminhões, nas rodovias estaduais que dão acesso à cidade de São Paulo. A operação se estenderá até o dia 26, com a finalidade principal de evitar o aumento da poluição atmosférica neste período, quando as condições meteorológicas são mais desfavoráveis à dispersão dos poluentes.Além dos comandos de fiscalização e das operações de caráter educativo realizadas na Ceagesp de São Paulo, no Porto de Santos, no estacionamento do Sesc Itaquera, na Feira do Carreteiro, em Aparecida e no Terminal de Cargas Fernão Dias, foram distribuídos 4,5 milhões de folhetos de orientação em praças de pedágios e em estacionamentos de shoppingcenters da capital. 

Conheça o roteiro do comando

• Zona norte – Marginal Tietê – Posto PM Vila Maria (das 10 às 12 horas); Marginal Tietê – entre as pontes da Vila Maria e da Vila Guilherme (das 13 às 15 horas);

• Zona leste – Viaduto Salim Farah Maluf, 5.000 (das 10 às 12 horas); Avenida Jacu Pêssego, 2.630 (das 13 às 15 horas);

• Zona oeste – Avenida Dr. Gastão Vidigal x Mergenehaler (das 10 às 12 horas); Rodovia Raposo Tavares, quilômetro 12 (das 13 às 15 horas);

• Zona sul – Estrada Campo Limpo x Gaspar Coqueiro (das 10 às 12 horas); Avenida Teotônio Vilella com a Avenida Belmira Marinho (das 13 às 15 horas). 

Da Agência Imprensa Oficial