Mais de 14 mil ex-detentos são inseridos no mercado de trabalho com programa do Governo

Pró-Egresso oferece cursos de qualificação profissional e possui sistema de busca por vagas

seg, 22/07/2013 - 15h19 | Do Portal do Governo

Preconceito, medo, falta de confiança. São muitos os obstáculos enfrentados por um ex-detento para se inserir no mercado de trabalho. Uma das ações do Governo de São Paulo para ampliar as oportunidades é o Pró-Egresso. Desde 2010, o programa já inseriu 14.760 ex-detentos e adolescentes ex-internos da Fundação Casa no mercado de trabalho.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

O Pró-Egresso oferece cursos de qualificação profissional e possui um sistema de busca por vagas no mercado. Ao todo, 220 empresas são parceiras do programa, coordenado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho em parceria com a Secretaria da Administração Penitenciária e com a Funap (Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimenta).

A ação do Pró-Egresso não se limita a oferecer qualificação e buscar uma vaga ao ex-detento. “O programa tem se revelado como um dos caminhos da recuperação para reconstruir a dignidade da pessoa e para sua reintegração na família, bem como na sociedade”, afirma consultora organizacional do programa, Méri Teresinha Floriano.

Participam do Pró-Egresso ex-detentos que saíram do sistema carcerário há no máximo um ano ou que estejam em liberdade condicional, libertados definitivos que cumpriram pena e estão em liberdade há mais de um ano, pessoas em situação especial de cumprimento de pena (regime semiaberto ou aberto, detentos beneficiados pela suspensão condicional da pena ou condenados a penas alternativas) e pessoas cuja punibilidade foi declarada extinta (anistiados, agraciados, indultados, perdoados judicialmente).

Para participar, o egresso deve se cadastrar em um PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), em uma unidade do Poupatempo ou na Coordenadoria de Apoio ao Egresso e Família, com RG, CPF, comprovante de endereço com CEP e número de telefone (próprio ou recado).

Do Portal do Governo do Estado com Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho