Mais de 138 mil estudantes se increveram para o Encceja em SP

Número é o maior dos últimos oito anos; avaliação acontecerá em 123 municípios

sex, 15/01/2010 - 18h00 | Do Portal do Governo

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), nível fundamental, terá este ano um número de recorde de participantes no estado de São Paulo. No total, 138.090 inscritos devem fazer a prova que será realizada em 123 municípios do Estado. O número é o maior dentre as últimas oito edições do Encceja.

O exame é uma oportunidade para jovens e adultos, que por algum motivo interromperam os estudos, obterem o certificado de conclusão referente ao Ensino Fundamental. “É louvável ver esse grande número de jovens e adultos empenhados em dar prosseguimento aos seus estudos”, diz o secretário de Estado da Educação Paulo Renato Souza.

A Secretaria da Educação disponibiliza em sua página na internet www.educacao.sp.gov.br um link para acesso às informações sobre o Encceja, que é organizado pelo Ministério da Educação.

Preparação para o Encceja

No segundo semestre de 2009, a Secretaria da Educação iniciou reformulações na Educação de Jovens e Adultos (EJA) que serão completamente implantadas até 2011. Dentre as mudanças, uma nova divisão para o conteúdo pedagógico, que tem como objetivo adequar o curso ao padrão das avaliações nacionais para jovens e adultos. A secretaria também irá distribuir gratuitamente novos materiais para os mais de 300 mil alunos matriculados na modalidade. Os novos livros têm todo o conteúdo voltado para a matriz curricular exigida no Encceja.

“A intenção é que o aluno de EJA na rede estadual esteja preparado para conseguir a certificação. É fundamental que o curso atenda aos padrões nacionais”, explica o secretário Paulo Renato Souza.

Somente no primeiro semestre de 2009, cerca de 130 mil pessoas concluíram os estudos por meio da EJA. No mesmo período, 460 mil alunos freqüentaram as aulas da modalidade, que é oferecida em aproximadamente 2.500 escolas da rede estadual de São Paulo.

Da Secretaria da Educação