Mais água para os quilombos do Vale do Ribeira

Sistema de abastecimento irá beneficiar 230 famílias

sáb, 30/01/2010 - 13h00 | Do Portal do Governo

A Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) está contratando serviços de obras para melhorar o abastecimento de água nas comunidades quilombolas de André Lopes (Eldorado), Nhunguara (Iporanga), Mandira (Cananéia) e Morro Seco (Iguape), todas localizadas na região do Vale do Ribeira. O valor das obras é de R$ 190 mil, com recursos do próprio Itesp e do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro). Os contratos já foram assinados e o prazo estimado para conclusão das obras é de dois meses. Ao todo, serão beneficiadas 230 famílias.

Os serviços prevêem a implantação de sete sistemas de abastecimento que irão auxiliar na distribuição de água nas quatro comunidades. Os trabalhos já começaram.

O Governo do Estado reconhece 26 comunidades quilombolas no território paulista. Todas são assistidas por técnicos da Fundação Itesp que, além de levarem cursos de capacitação, assistência técnica, infraestrutura, fazem gestões junto a instituições públicas para garantir às comunidades os seus direitos e cidadania.

Da Fundação Itesp