Maioria dos motoristas vê vantagem nos pedágios

Manutenção da pista e melhor sinalização são alguns dos benefícios apontados

qui, 02/08/2007 - 11h05 | Do Portal do Governo

O preço é a principal reclamação, mas alguns motoristas ouvidos na Rodovia dos Bandeirantes (entre São Paulo e Campinas) foram unânimes em apontar que consideram os pedágios vantajosos. “Eles mantêm a pista sem buracos, bem sinalizada, e há funcionários na estrada para apoiar a gente, dia e noite”, avalia o condutor Vagner Soares, 29 anos, de Sumaré.

O também motorista Antônio Teodoro Júnior, 35 anos, diz que, por causa do socorro que os pedágios prestam, se sente mais seguro em relação a assaltos nas estradas. Ele viaja entre São Paulo e Minas Gerais realizando entregas de peças de automóveis.

Motorista há mais de 30 anos, Luiz Pedro Squiave, de Santa Adélia, acha melhor pagar pedágio e rodar numa estrada boa do que numa ruim. “Mas o valor poderia ser mais barato”, observa. Sérgio Henrique Moreno, comerciante de 47 anos, considera os pedágios importantes. Só reclama que há muitos.

Entre os serviços prestados pelas concessionárias, Moreno enumera a conservação das pistas e os socorros médico e mecânico. O técnico de manutenção Vladimir Roberto da Silva, 32 anos, cita a divulgação (nos recibos de pedágios) de fotos de pessoas desaparecidas. O serviço de guincho é mencionado pelo administrador de empresa Manoel Santos Silva. Squiave, embora não saiba enumerar nenhum serviço, reivindica mais pátios para os caminhões pararem à beira das estradas, para descanso dos motoristas.