Luiz Melodia e Tungue-Lé no Conexão Latina no Memorial

Esse grande encontro tem a intenção de reunir representantes da música latino-americana e MBP

sex, 31/10/2008 - 17h38 | Do Portal do Governo

Luiz Melodia, um dos maiores talentos da MPB, e o quarteto uruguaio Tungue – Lê, movimentam a próxima edição do projeto Conexão Latina. O show acontece na sexta-feira, 31, às 21h, no Memorial da América Latina, com ingressos a R$ 10,00. Esse grande encontro tem a intenção de reunir no mesmo palco representantes da música latino-americana e brasileira.

Luiz Melodia nasceu no Morro do Estácio, Rio de Janeiro, no dia 07 de janeiro de 1951. Único filho homem de Oswaldo e Eurídice, ele teve contato com a música desde cedo, ao ver o pai tocando em casa.

Melodia passou a adolescência compondo e tocando sucessos da Jovem Guarda e Bossa Nova, com o grupo “Instantâneos”, formado com amigos. Esta experiência, juntamente com a atmosfera em que vivia – do tradicional samba dos morros cariocas – resultou em uma mistura de influências que renderam a Luiz Melodia um estilo único.

Através do poeta Wally Salomão, Gal Costa conheceu um de seus compositores prediletos, o que culminou na gravação de “Pérola Negra”, no disco “Gal a Todo Vapor”, de 1972. Foi nesta época que o artista assumiu o nome de Luiz Melodia.

Neste show Melodia volta à cena com um trabalho de interpretação que não deixa de ser também de composição. Na companhia de seu parceiro Renato Piau ao violão, ele lança sua visão simbólica sobre o universo do samba.

O quarteto uruguaio Tungue-Lé é formado por renomados músicos de carreira internacional: Pablo Somma (flauta), Ernesto Donas Goldstein (fagote), Sebastián Eulacio (bandoneón) e Fredy Perez (Violão). Músicos como Gonzalo Gravina (piano), Karina Núñez (violoncello), Raúl Jaurena (bandoneón) e Hernán González (trombone) têm atuado como artistas convidados enriquecendo a tímbrica, interpretações e arranjos do grupo.

Tungue-Lé Quarteto une quatro instrumentos de tradição européia, o bandoneón, o violão, a flauta transversal e o fagote, com a música do Rio da Prata. Desde o ano da sua formação, em 1999, Tungue-Lé já se apresentou no Uruguai, na Argentina e nos Estados Unidos, levando a diferentes lugares (salas de concerto, festivais, bares, periferias, ONGs) sua música.

A combinação original de instrumentos do quarteto permite que o público desfrute tanto da sonoridade de instrumentos mais tradicionais (violão e flauta) como de outros menos comuns (bandoneón e o fagote).

Este grupo musical conta com arranjos exclusivos e músicos de trajetória internacional com ampla experiência tanto nos âmbitos das músicas populares da região como da música erudita. Esta é uma oportunidade única para apreciar música latino-americana de qualidade.

Elo musical: o projeto Conexão Latina promove mensalmente o encontro de artistas e grupos latino americanos que sobem ao palco do Auditório Simón Bolívar, no Memorial da América Latina, dispostos a estabelecer um “diálogo musical”, revelando o que há em comum entre suas composições, interpretações, arranjos e performances. Os shows ocorrem sempre na última sexta-feira de cada mês.

Além de proporcionar à capital paulista um contato mais próximo com a cultura musical do continente, a série Conexão Latina permite a troca de informações e experiências, fortalecendo a integração cultural entre os países latino-americanos.

Serviço

Show: Luiz Melodia e Tungue Lé
Data: 31 de outubro, sexta-feira
Horário: 21h
Memorial da América Latina/ Auditório Simón Bolívar
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda (ao lado do metrô)
Tel. (11) 3823-4600
Ingressos: R$ 10,00 e meia-entrada
Site: www.memorial.sp.gov.br

Do Memorial da América Latina