Livro-Livre: CPTM espalha 15 mil livros em suas estações

O Livro Livre é um movimento popular que consiste em deixar livros em locais públicos

sex, 24/10/2008 - 13h55 | Do Portal do Governo

Na próxima segunda-feira, 27, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM lança a edição de 2008 do programa Livro Livre. Às 11h, na Estação da Luz, o escritor baiano Sergio de Castro lançará o livro “Versos de um coração” e ao longo de uma semana, palhaços irão interagir com os usuários e “soltarão” livros em 27 estações do sistema. O Livro Livre é um movimento popular que consiste em deixar livros em locais públicos para que as pessoas peguem, leiam e o deixem novamente em outro local, para que outra pessoa faça o mesmo.

Nas duas edições anteriores, a CPTM distribuiu 4.200 livros. Agora, graças à parceria com a Biblioteca Municipal Prestes Maia e a Editora Paulus, serão distribuídos 15 mil livros. Entre as obras que circularão entre os passageiros estão clássicos como: O Ateneu (Raul Pompéia), O Cortiço (Aluísio de Azevedo), O Guarani (José de Alencar), Triste Fim de Policarpo Quaresma (Lima Barreto), Contos / Quincas Borba (Machado de Assis), Memórias de um Sargento de Milícias (Manuel Antonio de Almeida), Um Ladrão de Guarda-Chuvas (Jurandir Ferreira) e Amar, Verbo intransitivo / Idílio – Mário de Andrade. Dentre os apoiadores, neste ano, estão a Biblioteca Municipal Prestes Maia e a Editora Paulus.

Sergio de Castro doará livros aos usuários que passarem pela estação do título lançado e também de outra obra: “Ventos do Norte”.

Há mais de um ano, o escritor viu uma matéria sobre a ação promovida pela CPTM e decidiu entrar em contato com a empresa. Doou livros para a biblioteca da companhia e disse que adoraria participar de uma edição do programa. Assim, surgiu a idéia do lançamento do livro durante o evento.

A ação terá início diariamente às 9h, conforme cronograma:

Dia 27/10
Luz, Brás e Barra Funda
Estações da Linha 7-Rubi: Lapa / Franco da Rocha / Francisco Morato
Estações da linha 10-Turquesa: Luz / Santo André / Mauá

Dia 28/10
Estações da Linha 12-Safira: Brás / Tatuapé / São Miguel Paulista / Itaim Paulista / USP Leste / Jardim Romano / Jardim Helena.

Dia 29/10
Estações da linha 9-Esmeralda: Cidade Universitária / Hebraica-Rebouças / Santo Amaro / Jurubatuba / Autódromo / Grajaú

Dia 30/10
Estações da Linha 8-Diamante: Barra Funda / Osasco / Lapa / Carapicuíba / Itapevi.

Dia 31/10
Estações da Linha 11-Coral: Guaianazes / Itaquera / Mogi das Cruzes

Da CPTM