Livro escrito por médicos do HC ajuda a diagnosticar doenças

O organizador da obra é o professor Euclides Cavalcanti da disciplina de emergências clínicas da Faculdade de Medicina da USP

sáb, 12/05/2007 - 18h05 | Do Portal do Governo

Quando um paciente chega ao pronto-socorro, ao consultório ou ao hospital, a pessoa diz que está tossindo muito ou que está com dor de barriga e não que está com pneumonia ou com pancreatite. Ou seja, a queixa da pessoa se refere a sintomas e sinais de alerta e não a possíveis doenças. É a partir dessa realidade vivenciada no cotidiano pelos médicos que o livro Clínica Médica: dos Sinais e Sintomas ao Diagnóstico e Tratamento propõe ajudar os profissionais de saúde e estudantes a diagnosticar e tratar os doentes, explica o organizador da obra, o professor Euclides Cavalcanti da disciplina de emergências clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

“É a partir de sintomas e sinais que os médicos raciocinam sobre as possíveis doenças na prática clínica. Mas nas faculdades, nos livros existentes e no raciocínio tradicional ocorre o contrário: ensinam o médico a pensar primeiro na doença para depois descobrir as causas e, então, chegar ao diagnóstico e tratamento. Ou seja, é o estudo sistemático de patologias. O livro oferece uma nova visão que é muito útil no dia-a-dia do médico”, salienta Cavalcanti. Ele acrescenta que é o primeiro livro brasileiro abrangente sobre a clínica médica a abordar o tema.

Inteiramente escrito por especialistas do HC da Faculdade de Medicina da USP, o livro tem 1.950 páginas, 222 capítulos, mais de 250 sinais, sintomas e particularidades referentes à medicina e custa R$ 358,20 – preço promocional. Ao todo, 260 professores e médicos contribuíram com suas experiências durante quase dois anos. Outro organizador da obra é o professor de disciplina de emergências clínicas Herlon Saraiva Martins.

Os capítulos foram organizados principalmente pelos sinais e sintomas (o índice remissivo é detalhado, minucioso e prático) com que o doente se apresenta ao médico para ajudar e agilizar o trabalho do profissional na elaboração do raciocínio clínico. Temas de psiquiatria, urologia, ginecologia, otorrinolaringologia, oftalmologia e dermatologia são debatidos ao longo do livro. Destina-se a contribuir com o preparo de estudantes de medicina, residentes de clínica médica e também de médicos que atuam em consultórios ou em serviços de emergência, diz o organizador.

SERVIÇO

Mais informações pelo tel. (11) 3069-6000 ou no

site www.manole.com.br

Claudeci Martins

Da Agência Imprensa Oficial