Livro ensina a controlar problema da erosão

Os interessados podem recebê-lo gratuitamente. Basta solicitar, via correio, à Secretaria de Abastecimento

ter, 21/08/2007 - 12h39 | Do Portal do Governo

Duzentos milhões de toneladas de terras são perdidas no Estado, todos os anos, por causa da erosão e da má conservação do solo. Isso equivale a 80% da área cultivada em São Paulo. Metade dessa perda é justificada pela construção de estradas rurais vicinais de terra sem critérios de manutenção. Esses dados alarmantes motivaram o engenheiro agrônomo José Cezar Zoccal a escrever o livro Soluções – Caderno de Estudos em Conservação do Solo e Água volume 1: Adequação de Erosões – Causas, Conseqüências e Controle da Erosão Rural, publicado pela Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado. Os interessados podem adquiri-lo gratuitamente, mediante solicitação, via correio, à sede da secretaria.

O engenheiro Zoccal, gerente regional da Codasp em Presidente Prudente, diz que a obra se baseia no relato de experiências adquiridas nos 78 anos de trabalho da companhia na prestação de apoio técnico à atividade agrícola do Estado: “O livro apresenta os mecanismos que ocasionam a erosão e as técnicas corretas para evitá-la e controlá-la”.

Quando ocorre esse desgaste, 90% são removidos do local. “A água da chuva age sobre essa terra, que é arrastada para o fundo de vales, riachos e mananciais, resultando a poluição da água. Precisamos prevenir e corrigir essa conduta”, alerta o engenheiro.

Para reverter o problema, destaca a importância da manutenção da cobertura vegetal e a adoção de práticas mecânicas, como remover o solo com equipamentos motores para “quebrar barrancos”. Com 60 páginas, o livro é didático e mostra fotos com experiências corretas e incorretas no combate à erosão. É destinado a ambientalistas, produtores rurais, professores, técnicos, estudantes e ao público interessado na área.

SERVIÇO

Para solicitar o livro, basta comprar selos no correio equivalente ao peso do livro (R$ 2,10) e envelope de 18 x 25 centímetros. Não remeter dinheiro. Dobre o envelope ao meio, acrescente nome e endereço completo do solicitante e envie o material à Codasp – A/C: Engenheiro Agrônomo Nelson Matheus, Avenida Miguel Stéfano, 3.900 – CEP 04301-903 – São Paulo – SP

Viviane Gomes

Da Agência Imprensa Oficial

(I.P.)