Litoral paulista oferece opções de passeios imperdíveis até no inverno

Cidades proporcionam caminhadas, estações preservadas e histórias aos visitantes em qualquer época do ano

seg, 16/07/2018 - 16h34 | Do Portal do Governo

Muita gente viaja por belíssimos litorais brasileiros sem nem mesmo saber que o próprio litoral de São Paulo está repleto de incríveis opções – mesmo no período de inverno. São 15 municípios litorâneos, totalizando cerca de 600 km de extensão. Em São Paulo, graças ao bioma privilegiado, as praias se tornaram um refúgio convidativo rodeado pela mata atlântica, não importa a estação do ano.

O litoral sul possui um santuário ecológico com mata tropical nativa e fica lá uma das primeiras áreas preservadas do país: a Estação Ecológica Juréia-Itatins. A 200 km da capital, ela abriga alguns dos principais ecossistemas que existem no litoral do Estado antes de sua intensa urbanização e ainda mantém um trabalho sistemático de preservação.

Também fica no litoral sul uma das cidades mais conhecidas do Brasil. Em Santos – famosa pelas praias, pela qualidade de vida proporcionada aos moradores e até pelo seu time de futebol -, desembarcaram os imigrantes que subiram do litoral e reescreveram a história de São Paulo e também de diversos Estados do país.

Porém, é no litoral norte que estão localizadas as cidades mais visitadas pelos turistas, com suas praias paradisíacas e paisagens inesquecíveis. Uma das mais belas é justamente a que desenha Ubatuba e que nem todo mundo conhece: a praia do Cedro.

Totalmente preservada, especialmente por conta da dificuldade de acesso, ela exibe águas límpidas em tons de azul esverdeado e conta com diversas piscinas naturais. Só é recomendável algum fôlego para chegar lá: são 40 minutos de caminhada a partir da Praia Grande do Bonete.

As cidades litorâneas guardam, para além das praias – mais difíceis de frequentar por conta da temperatura -, histórias riquíssimas e lugares imperdíveis de visitação. O centro de Santos, por exemplo, guarda memórias sensacionais e restaurantes deliciosos. A Riviera de São Lourenço, no Litoral Norte, oferece atividades e centrinhos de comércio cheios de charme o ano inteiro. Para quem deseja um passeio diferente aos finais de semana, vale mesmo o privilégio da visita.