Linha 15-Prata do Metrô ligará Ipiranga à Cidade Tiradentes

Governador Geraldo Alckmin visitou obras do monotrilho na futura estação Oratório

sex, 30/08/2013 - 13h26 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta sexta-feira, 30, a expansão de 2,2 km da Linha 15-Prata do Metrô. A linha sairá do Ipiranga, permitindo a integração com a Linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), chegando à Cidade Tiradentes. “Isto atende melhor ao usuário, distribui a demanda para não ter uma superlotação aqui em Vila Prudente”, disse Alckmin durante visita às obras da estação Oratório. O prolongamento permitirá que o fluxo de passageiros seja redistribuído.

LEIA TAMBÉM
Entenda a futura Linha 15-Prata do Metrô
Projeto do Monotrilho é premiado internacionalmente
Governo paulista realiza maior obra simultânea da história do Metrô

O primeiro trecho da Linha 15-Prata do Metrô, com extensão de 2,9 km, é composto pelas estações Vila Prudente e Oratório, além do Pátio Oratório, para estacionamento e manobra de trens. Haverá integração com a Linha 2-Verde na estação Vila Prudente.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

A previsão é que em setembro cheguem os primeiros trens, que em outubro comecem os testes e em janeiro as estações de Oratório e Vila Prudente sejam entregues, com atendimento a cerca de 13,3 mil usuários por dia. “Nós teremos aqui na Linha-15 o primeiro monotrilho de São Paulo e do país. Cada trem tem sete carros. Aqui haverá 54 trens, 378 carros. Cada trem transporta mil passageiros”, explicou o governador. 

Alckmin também ressaltou a importância do monotrilho para o meio ambiente. “O monotrilho é elétrico e não poluente. É silencioso e caminha sobre a avenida, não prejudicando o trânsito”, disse.

O governador também apresentou o veículo que vai permitir que os técnicos da obra instalem as barras de alimentação de energia dos futuros trens, sem que a Avenida Anhaia Mello seja fechada para o trânsito.

Do Portal do Governo do Estado