Laboratório monitora ecossistema no estuário de Santos

Órgão estuda organismos aquáticos e as relações com a pesca e outras atividades na região

qua, 17/06/2015 - 16h38 | Do Portal do Governo

O Laboratório de Estudos Estuarinos (Lest), ligado ao Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro do Pescado Marinho, estuda as populações de organismos aquáticos existentes nas transições entre os rios e o mar, na região de Santos. As análises buscam preservar estas regiões estuarinas e gerar conhecimento sobre os atores sociais que influenciam direta ou indiretamente no ecossistema destas áreas.

O estuário (transição do rio e o mar) é reconhecidamente um local de desova e criadouro de várias espécies de peixes, crustáceos e moluscos. Assim, responde direta ou indiretamente pela sustentabilidade de algumas espécies de interesse para a pesca. A maior parte dos ecossistemas costeiros no sul e sudeste do Brasil encontra-se submetida à degradação antrópica (atividades portuárias, industriais e de urbanização), e que se acentua quando aliada à sobrepesca e à pesca predatória.

O Complexo Baía/Estuário de Santos/São Vicente é um ambiente ecologicamente heterogêneo, sendo formado por vários subambientes: o costão rochoso, a praia arenosa, o manguezal e o fundo lodoso adjacente, que originam uma considerável variedade faunística e grande interdependência entre as espécies, o que contribui diretamente para o equilíbrio dinâmico do ambiente.

O Laboratório de Estudo Estuário também avalia a influência das atividades antrópicas relacionadas ao meio urbano, industrial e portuário sobre o meio socioecológico e sobre a produção e dinâmica da atividade pesqueira. Com um estudo aprofundado em cada região é possível construir políticas públicas adequadas para a preservação das espécies.

Do Portal do Governo do Estado