Kits de equipamentos agrícolas incentivam desenvolvimento sustentável em SP

Vinte municípios receberam semeadora, distribuidor de calcário, pulverizador e trator cabinado por parte do Governo do Estado

sex, 13/09/2019 - 16h25 | Do Portal do Governo

A entrega dos kits de equipamentos agrícolas foi o ponto alto do Dia de Campo “Caminhos do Agro SP”, evento realizado em Campinas, no interior paulista, nesta quinta-feira (12). As cidades beneficiadas receberam semeadora, distribuidor de calcário, pulverizador e trator cabinado – com ar-condicionado.

Produtores rurais, prefeitos e outras autoridades comemoraram a entrega das máquinas e dos implementos agrícolas que, em alguns municípios, poderão mudar a realidade do agro local, com impacto na renda e na produtividade das pequenas e médias propriedades, bem como na sustentabilidade da produção em harmonia com o meio ambiente.

“É um sonho que está sendo se realizando após quase dez anos de empenho de muitos que passaram pela diretoria de nossa associação, formada majoritariamente por pequenos produtores que trabalham de forma diversificada, com o cultivo de seringueira, laranja, grãos, hortaliças, bem como pecuária de leite. Jamais teríamos condições de adquirir estes equipamentos sozinhos”, salientou Márcia Andrea Stellari Negri, presidente da Associação dos Produtores Rurais da Microbacia da Cabeceira das Águas Paradas, de Américo de Campos, na região de Votuporanga.

Produção

O operador de máquinas da Prefeitura de Mogi Mirim José Antônio Siran, um dos que atuarão na condução dos equipamentos, destacou a importância da iniciativa do Governo do Estado. “Hoje, temos um trator sem cabine, ficamos expostos ao sol, insetos e muita poeira. Por isso, este trator cabinado, com ar-condicionado, é um sonho. Até melhor que o carro da gente”, afirma o profissional.

De acordo com Luis Fiorani, prefeito de Vista Alegre do Alto, cidade da região de Jaboticabal, o kit terá um impacto grande na produção agrícola, a base da economia local. “Temos investido e feito o melhor para apoiar o desenvolvimento do agronegócio de nossa cidade. Mas a parceria com o Governo do Estado é primordial, pois sozinhos não conseguimos fazer tudo nem adquirir todos estes implementos que impulsionarão as atividades rurais, principalmente a fruticultura, que junto com a cana-de-açúcar fortalecerá os produtores e aquecerá a economia”.

“Seria impossível adquirir estes equipamentos sem os recursos do convênio com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Por isso, agradecemos ao Governo Paulista e às autoridades que possibilitaram o recebimento deste kit de Patrulha Agrícola”, ressalta Gustavo Sebastião da Costa, prefeito de Cajobi, na região de Barretos.

Municípios contemplados com kit Patrulha Agrícola

Foram entregues 20 kits, em um investimento de mais de R$ 2 milhões, para 20 municípios: Américo de Campos, Areiópolis, Cajobi, Conchas, Espírito Santo do Pinhal, Guaimbê, Guará, Itaí, Itapetininga, Jambeiro, Juquitiba, Mendonça, Mogi Mirim, Paranapanema, Pauliceia, Promissão, São José dos Campos, São Miguel Arcanjo, Taubaté e Teodoro Sampaio.

O conjunto entregue às administrações de cada município, por meio de convênio firmado pelas prefeituras e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, que fez a transferência de posse, é composto por quatro itens.

Cada kit é formado uma máquina e três implementos, que tiveram um custo de R$ 138.687,78 (cada), sendo:

– Um trator agrícola da marca New Holland modelo TL 75 EC – potência de 75 cavalos, cabinado (com ar-condicionado);

– Um distribuidor de calcário e adubo da marca Marchesan;

– Uma semeadora hidráulica de cinco linhas, da marca Baldan.