Justiça: Prédio do CIC-Leste será demolido nesta quarta-feira

Local foi danificado por um incêndio criminoso ocorrido em 15 de maio

seg, 12/06/2006 - 18h48 | Do Portal do Governo

A secretária da Justiça, Eunice Prudente, vistoriou, na última sexta-feira, 9 de junho, a unidade do Centro de Integração da Cidadania (CIC Leste – Itaim Paulista), para avaliar os estragos causados por um incêndio criminoso provocado na madrugada do dia 15 de maio. Estiveram presentes representantes de associações de moradores da zona leste, entidades sociais, autoridades policiais, jurídicas e membros da coordenadoria do Centro de Integração da Cidadania.

O prédio em que funcionavam diversas atividades de atendimento ao público, como defesa do consumidor, carteira de trabalho e documento de identidade, entre outros, ficou completamente inutilizável.

Ficou acertada a implosão do prédio para a próxima quarta-feira, 14 de junho, a partir das 8 horas da manhã, na presença de representantes e líderes comunitários. A implosão será coordenada pela subprefeitura local e a limpeza do terreno deve durar pelo menos uma semana.

Segundo o juiz José Maurício Conte, a unidade de atendimento judicial, anexa ao prédio afetado, não sofreu danos e o serviço continua sendo feito normalmente. Ele informou à secretaria que na região vivem mais de 350 mil pessoas e que, por se tratar de uma região “desfavelizada”, perto de 35 mil novas casas foram construídas nos últimos anos. “Todas essas pessoas precisam desse serviço, por isso não interrompemos o atendimento, apesar da precariedade das instalações”.

A coordenadora do CIC, Noêmia Lúcia de França, informou que a demolição é necessária e que a eletricidade só poderá ser reestabelecida, sem risco, a partir dessa nova condição. Ela recebeu a informação dos representantes da Prefeitura de São Paulo que o CIC local se tornou uma importante rede de proteção social, por isso todos os esforços serão somados para a reconstrução.

A secretária Eunice Prudente pediu à engenharia da Pasta que modelasse um projeto para reconstrução do prédio atingido e que também seja construído um muro que permita maior segurança a todos os envolvidos. Da comunidade, ela ouviu o pedido que fosse também solicitada uma base comunitária à polícia, nos moldes do implantado no CIC da Zona Norte. Eunice Prudente agradeceu aos voluntários que, segundo ela, “abdicam de projetos pessoais para se doarem, se tornarem seres sociais no sentido mais amplo da palavra”.

Outros agentes sociais se comprometeram a organizar mutirões, para facilitar a reconstrução do CIC Zona Leste. Alguns deles lembraram que foi do CIC que nasceram os Poupatempos modernos.

CIC Leste

Rua  Padre Virgilio Campelo, 150

Encosta Norte – Itaim Paulista

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania