Justiça: Jornada da Cidadania no bairro do Glicério começa nesta terça-feira

Iniciativa do Governo Estadual oferece uma série de serviços públicos em um único espaço

seg, 30/04/2001 - 13h45 | Do Portal do Governo

Iniciativa do Governo Estadual oferece uma série de serviços públicos em um único espaço

Os moradores do bairro do Glicério, centro da Capital, serão beneficiados entre os dias 1º e 5 de maio, com uma série de serviços públicos. Em um único espaço, eles irão contar com o atendimento do Juizado Itinerante; obter orientação social e jurídica gratuita; tirar carteira de identidade e de trabalho; conseguir a segunda via de certidão de nascimento, casamento ou óbito. Tudo de forma rápida e integrada.

Os serviços serão prestados à Rua Barão de Iguape, 939, a partir das 10 horas. No local também haverá palestras de sensibilização da Cidadania e uma barraca de frutas, da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, que comercializará os produtos a preços mais acessíveis.

A promoção é da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania que, mediante parceria com outras secretarias de Estado, Poder Judiciário e Ministério Público, pretende atingir principalmente os moradores de Rua, de cortiços, os carroceiros, os sem tetos e tantos outros, de modo a resgatar a garantia de seus direitos e a efetiva oportunidade de acesso à justiça.

Programa

De acordo com programação, de 1 a 4 de maio, haverá orientação social e jurídica e preenchimento de formulário para obtenção da carteira de identidade. Os serviços acontecerão das 10 às 18 horas.

Nos dias 3 e 4, às 15 horas, serão ministradas palestras sobre Cidadania e Desenvolvimento Sustentável, sob a coordenação do prof. Alfredo Barbetta, do Centro de Integração da Cidadania da Secretaria da Justiça.

No dia 5 (sábado), das 10 às 16 horas, serão emitidas carteiras de Trabalho e de Identidade; haverá orientação Jurídica e Social gratuita;

Os advogados do Juizado Itinerante irão atender causas de até R$ 3.200,00 e o Procon conscientizará à população sobre as mais diversas relações de consumo. A barraca de frutas estará presente a partir do dia 2 de maio.

Para obter a carteira de identidade, os interessados deverão levar duas fotos 3×4, certidão de nascimento ou casamento (original). Já para tirar a carteira de trabalho, é preciso apresentar uma foto 3×4, certidão de nascimento ou cédula de identidade (originais).

Artesanato

Em paralelo aos serviços desenvolvidos no sábado, artesãos de diversas entidades sociais da Capital estarão apresentando e comercializando os seus produtos. O projeto Barracão dos Sonhos, da comunidade Paraisópolis, também dará um show de percussão, além de ensinar o público infantil participante a tocar os instrumentos.

Mais informações pelo telefone: 239.4399 – ramais 153 e 195.

Parceiros

São parceiros do projeto: Secretarias da Segurança Pública, Emprego e Relações de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social e Agricultura e Abastecimento, Tribunal de Justiça, Procuradoria Geral, Ação Local
Boa Vista, Fundação Orsa e comunidade local.