Justiça: Criação de conselho estadual é discutida com lideranças religiosas

Principal objetivo deste conselho é estreitar o relacionamento entre religiosos e o poder público

qui, 01/06/2006 - 15h09 | Do Portal do Governo

Dando continuidade à discussão promovida pelo I Fórum Inter-religioso, por uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença, no ano passado, a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania reuniu nesta quarta-feira, 31 de maio, dezenas de lideranças religiosas, de matrizes diversificadas, para discutir a criação de um conselho estadual sobre inter-religiosidade e a liberdade de crença.

O principal objetivo deste conselho é estreitar o relacionamento entre religiosos e o poder público a fim de promover ações, deliberações e a criação de parcerias que fomentem a paz e o respeito mútuo.

A criação deste conselho foi uma das solicitações feitas nos grupos de trabalho do I Fórum Inter-religioso, um evento que se tornou um marco para o Estado de São Paulo. Foi a primeira vez que o governo abordou o tema religiosidade.

Na pauta desta quarta-feira foi apresentada a minuta modelo com a composição do conselho. Agora, os grupos vão discutir a formação do conselho e quem terá direito a assento. Além disso, foi enfatizada a inclusão de entidades do poder público, faculdade e instituições que acumulam experiências na temática.

A reunião foi encerrada com a apresentação do Sidec (Serviço Integrado de Defesa da Cidadania), que acolhe denúncias sobre todas as formas de discriminação. Um serviço importante para que todos os cidadãos e religiosos mantenham seus direitos e sua cidadania preservada.

A próxima reunião está prevista para o dia 20 de junho, às 14 horas, na Secretaria da Justiça.

Da Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania