Jovens se emocionam com Papa no Pacaembu

O encontro do Papa com a Juventude foi o último grande evento da agenda de hoje do sumo pontífice da igreja católica

qui, 10/05/2007 - 20h30 | Do Portal do Governo

Quarenta mil jovens lotaram o estádio do Pacaembu na noite desta quinta-feira, 10, para ver o papa Bento XVI. Repleto de emoção, o Encontro do Papa com a Juventude foi o último grande evento da agenda de hoje do sumo pontífice da igreja católica.

Ele falou logo depois da exibição de coreografias com temas nacionais como capoeira, frevo e catira. “Nossos bosques têm mais vida’: não deixeis que se apague esta chama de esperança que o vosso Hino Nacional põe em vossos lábios”, disse Bento XVI referindo-se aos jovens brasileiros, que responderam com grande entusiasmo.

“Jesus é o único capaz de nos dar uma resposta, porque é o único que nos pode garantir vida eterna. Por isso também é o único que consegue mostrar o sentido da vida presente e dar-lhe um conteúdo de plenitude”, ressaltou o pontífice em seu discurso.

As palavras do papa foram recheadas de conselhos aos jovens. “Os anos que vós estais vivendo são os anos que preparam o vosso futuro. O ‘amanhã’ depende muito de como estais vivendo o ‘hoje’ da juventude”, disse. Ao final, Bento XVI fez um apelo. “Meu apelo de hoje, a vós jovens, que viestes a este encontro, é que não desperdiceis vossa juventude. Não tenteis fugir dela. Vivei-a intensamente. Consagrai-a aos elevados ideais da fé e da solidariedade humana”.

Pouco antes cinco jovens de realidades sociais diferentes foram escolhidos para falar ao papa. Eles apresentaram ao líder da igreja aspectos das realidades estudantil, política, eclesial, carcerária e da juventude brasileira. Cada um deles falou por poucos minutos.

A chegada de Bento XVI encheu de emoção os jovens que desde a manhã de hoje já se aglomeravam no estádio. Ainda no papamóvel, o papa deu uma volta completa no interior do estádio e estendeu o percurso saudando os fiéis que estavam do lado de fora. Antes de tomar acento no centro do palco, Bento XVI fez a saudação inicial e abençoou o público presente. Em seguida, a palavra foi passada ao arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer.

“É significativo que o primeiro encontro com a igreja do Brasil e América Latina durante esta viagem apostólica seja justamente com o rosto jovem do povo brasileiro e latino-americano”, disse o arcebispo Odilo Scherer no início da cerimônia.

Na seqüência falaram Eduardo Pinheiro da Silva, representante do setor de jovens da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e Rodrigo Mendes Rosa, representante dos jovens. “Nós queremos ser discípulos e missionários de Jesus Cristo. Para nós, ele é o caminho, a verdade e a vida. Bendito o que vem em nome do senhor. Seja bem-vindo, santo padre”, disse Rosa.

O grupo musical de Padre Zezinho tocou em seguida um canto de louvor ao papa. O clérigo tem 35 anos de carreira artística e gravou 98 discos – vendendo ao todo dois milhões de cópias.

Os portões foram fechados pontualmente às 17h e muitos jovens atrasados ficaram de fora da celebração. O fato, na verdade, não foi um problema: telões instalados na praça Charles Müller exibiam todos os detalhes do encontro para a multidão que não podia entrar no estádio.

Às 17h30, momentos antes de deixar o São Bento para seguir até a zona oeste da cidade, Bento XVI acenou mais uma vez da sacada do mosteiro – é a quarta vez que o pontífice repete o gesto desde que chegou, na quarta-feira.

Quinze minutos depois o pontífice embarcou no papamóvel rumo ao Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho. Milhares de pessoas saudaram o papa de calçadas e avenidas com bandeiras e faixas. Para muitos, foi a única oportunidade que tiveram de conhecer o líder máximo da igreja católica. 

Para dar passagem a Bento XVI, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) interrompeu o trânsito na Avenida Pacaembu. Segundo as autoridades, ao contrário do previsto, o trânsito na região foi normal para o horário. Bloqueios na avenida começaram a ser montados desde as 6h da manhã de quinta-feira e devem permanecer até a madrugada de sexta-feira.

Uma equipe de 23 jovens dos movimentos Encontro da Juventude (EJ) e Encontro da Jornada Mundial (EJM) foi composta para organizar o evento. O grupo se reúne periodicamente desde dezembro do ano passado no Instituto Dom Bosco, em São Paulo, para acertar os detalhes.

Agenda

Na manhã de sexta-feira, o papa celebra missa na pista do aeroporto do Campo de Marte, onde fará a canonização do Frei Galvão. Na parte da tarde, o pontífice participará da reunião com o episcopado brasileiro na Catedral da Sé. 

No sábado, Bento XVI vai a Guaratinguetá conhecer a igreja da Fazenda Esperança. Às 18 horas ele fará a recitação do santo Rosário na Basílica do Santuário Nacional de Aparecida. 

No domingo pela manhã, o papa celebra a missa de abertura da V Conferência Episcopal da América Latina e Caribe. À tarde, ele faz a abertura dos trabalhos da Conferência de Aparecida.

Manoel Schlindwein