Jovens da Fundação CASA jogam na preliminar de Rio Claro e Palmeiras

Adolescentes abrirão os jogos do Campeonato Paulista de Futebol

sáb, 27/02/2010 - 15h00 | Do Portal do Governo

Pelo sexto ano consecutivo, os adolescentes que estão internados em unidades da Fundação CASA vão abrir os jogos do Campeonato Paulista de Futebol. Neste domingo, 28, os jovens que formam as equipes das unidades de São José do Rio Preto e Cerqueira César (ambas do interior) entrarão em campo antes do jogo principal entre Rio Claro e Palmeiras, no Estádio Schimidt Filho, na cidade de Rio Claro.

O jogo acontecerá às 16h30. Depois da partida, os adolescentes assistirão ao jogo principal, que acontecerá às 19h30. A competição neste ano é realizada em alusão à Copa do Mundo da África do Sul. Em meio a muitas disputas importantes, os jovens também brigarão por um título: o da VI Copa da CASA de Futebol. A copa conta com a parceria da Federação Paulista de Futebol, que disponibiliza o campo e os árbitros para as partidas da CASA.

Na competição, com referência aos países cabeças de chaves da Copa do Mundo da África do Sul, os times foram divididos da seguinte forma: Grupo I da África do Sul, Grupo II do Brasil, Grupo III da Espanha, Grupo IV da Argentina Grupo V da Alemanha, Grupo VI da Inglaterra, Grupo VII da Itália e Grupo VIII da Holanda.

Nas unidades da Fundação CASA, a arte de rolar a bola e fazer gols é usada como uma ferramenta de inclusão social. Desde o início, em janeiro, a Copa da CASA conta com a participação de cerca de 1.200 jovens de 74 unidades do Estado. Em 2009, a competição teve a participação de 900 jovens.

À equipe campeã, será entregue o troféu da VI Copa da CASA de Futebol de 2010, de posse definitiva. Também será conferida premiação aos outros times: troféu e medalhas aos três primeiros colocados, troféu Fair Play para a equipe mais disciplinada, troféus para o artilheiro e para goleiro menos vazado

As competições esportivas promovidas pela Fundação CASA estão abrindo as portas para muitos jovens talentosos na área esportiva, ainda mais o futebol. “Vale a pena frisar que estas competições não têm o cunho principal de descobrir talentos – se aparecer damos oportunidade a eles, como já aconteceu com alguns -, nosso objetivo principal é formar verdadeiros cidadãos”, explica a presidente da Fundação CASA, Berenice Giannella.

Oportunidade

O primeiro talento revelado foi em Pablo Calfany, que se profissionalizou no São Paulo. Ele jogou em 2005, no primeiro ano da Copa CASA. Em 2008, o destaque foi Diego Lima que passou num teste para jogar no sub-20 da Portuguesa. Hoje, está a um passo para se profissionalizar na Lusa.

A última descoberta é o ex-interno Eder Junior Pereira Costa, 18 anos, que está próximo de ser integrado ao elenco do time profissional do Marília. O jovem meio-atacante, artilheiro da V Copa da CASA 2009, foi revelado na Copa da CASA. 

Padrinho da Copa da CASA, o ex-jogador do Corinthians e Seleção Brasileira Zé Maria, que foi tricampeão na Copa de 70 e atualmente trabalha como coordenador de esporte na CASA, diz que o “intuito das competições esportivas promovidas pela Gerência de Esporte da CASA é o de adotar o esporte como instrumento de recuperação social dos adolescentes.”

Da Fundação CASA