Jovens da Fundação CASA Brás aprendem com o exemplo de Gandhi

Além dos adolescente, a palestra teve a presença de 22 funcionários da unidade

sex, 24/10/2008 - 20h49 | Do Portal do Governo

Trinta e cinco adolescentes da unidade Juquiá, no Brás (Capital), tiveram a oportunidade de conhecer o conceito de “não-violência”, uma das máximas do pensador e líder Mahatma Gandhi (1869-1948), que conseguiu levar a Índia à independência a partir do uso do conceito de “não-violência”.

A história de Gandhi e o caminho da paz foram os temas de uma palestrar ministrada na última quinta-feira pelo dentista Luís Henrique Góes, membro da Associação Palas Athena.

Na palestra, que além dos adolescente teve a presença de 22 funcionários da unidade, Góes usou trechos do filme Gandhi, de 1982.

“Não precisamos ter tudo para sermos felizes, mas valorizar o pouco que temos e lutar por um ideal de vida que realmente acreditamos, onde todos têm capacidade de mudança e fazer sua própria história”, disse o palestrante.

Gandhi fez isso em sua vida. Para mudar o quadro na Índia, que no início do século 20 ainda era colônia britânica, ele pregou o uso da não-violência e da desobediência civil como forma de protesto. Em 1947, pouco antes de ser assassinado por um radical hindu, em 30 de janeiro de 1948.

Para a diretora da unidade, Marilda de Oliveira, o exemplo de Gandhi e a palestra contribuíram para “aprimorar a convivência humana que ocorre na Unidade, através da aproximação das culturas e articulação dos saberes, contribuindo na pratica harmoniosa dos relacionamentos”.

A participação dos jovens, durante o evento, foi ótima. “Eles questionaram bastante as idéias trazidas pelo palestrante e no final conseguiram dar devolutiva positiva, conseguindo traçar um paralelo em relação as suas próprias realidades.

Da Fundação CASA

(M.C.)