Jornada da Cidadania atende na Penitenciária Feminina da capital

Foram desenvolvidas ações de corte de cabelo, depilação, esmaltação e consultas oftalmológicas, além de emissão de RG

qui, 12/04/2018 - 16h38 | Do Portal do Governo

Pela terceira vez, a Penitenciária Feminina da Capital (PFC) realizou a Jornada da Cidadania e Empregabilidade. A ação, promovida em março pela Secretaria da Administração Penitenciária e a Coordenadoria de Reintegração Social, tem como objetivo ajudar no processo de ressocialização dos presos com o apoio de profissionais.

Um dos destaques da abertura do evento foi a palestra com a ex-detenta Desirée Mendes, que, após anos de prisão, se tornou confeiteira e empresária e contou sua experiência. Foram desenvolvidas ações de corte de cabelo, depilação e esmaltação, atendimentos de oftalmologista, emissão de RG e palestras. Durante as atividades, as reeducandas também tiveram aulas de dança e um encerramento com DJs.

Para a diretora do Núcleo de Reintegração Social da PFC, Ana Paula Café, o contato das presas com a sociedade faz com que olhem para a vida delas como seres humanos de forma diferente. “Quando a gente tem a Jornada da Cidadania, a possibilidade de todas elas pararem um momento das suas atividades específicas, que normalmente é o trabalho ou a escola e possam se identificar em atividades que talvez nunca tenham tido a oportunidade de realizar fora daqui, faz com que percebam que a vida vai além do que está atrás das grades. É uma motivação” explica.

Além das ações de ressocialização, as reeducandas tiveram acesso a atividades de lazer, aulas de yoga, samba rock e assistiram a um filme. A diretora da unidade, Ivete Barão de Azevedo Halasc, enfatizou a importância do evento para a autoestima das presas. “É você ter uma identidade e se sentir uma cidadã, pois muitas não se sentiam dessa forma. É ela ver que é bonita”, comenta.

Resultados da Jornada

– Cortes de cabelo: 100
– Emissões de RG: 21
– Depilação: 80
– Extratos processuais: 41
– Participações em palestras e oficinas: 520
– Participações em atendimentos de saúde: 173
– Total de atendimentos: 935