Jogos Abertos do Interior atraem 20 mil pessoas

O maior evento esportivo do Governo de São Paulo mobilizará 233 cidades paulistas

qui, 30/10/2008 - 21h03 | Do Portal do Governo

Já está tudo pronto para o maior evento esportivo da América Latina, o 72º edição dos Jogos Abertos do Interior Baby Barioni (JAI), que acontece no município de Piracicaba de 10 a 23 de novembro. Trata-se de uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio das Secretarias de Esporte, Lazer e Turismo e Educação, e parceria com a prefeitura de Piracicaba.

Para o secretário estadual de Esporte, Lazer e Turismo, Claury Alves da Silva “o Esporte Paulista honra-se por mais uma edição dos Jogos Abertos do Interior. O sucesso deste evento já se tornou tradição desde 1936, pois além de sua propositura de promover confraternização, incentivo à prática do esporte, inclusão social e uma cultura de paz descobre talentosos atletas que cada vez mais elevam o nome de nosso Estado e de nosso País”.

No próximo sábado, 1º de novembro, haverá o Congresso Técnico da 72ª edição dos Jogos Abertos do Interior Baby Barioni. O evento acontece a partir das 10h, no Clube de Campo de Piracicaba, Av. Torquato da Silva Leitão, 297 – Bairro São Dimas. Neste congresso são discutidas todas as questões técnicas referentes aos Jogos Abertos, desde a confecção dos grupos até as regras e informações específicas de cada modalidade, do atletismo ao caratê. Ao fim do Congresso também será disponibilizada a programação dos três primeiros dias de competição dos Jogos, 12, 13 e 14 de novembro.

Na oportunidade também será lançado o carimbo oficial dos Jogos Abertos que estará presente em todas as correspondências saídas do posto central dos Correios de Piracicaba que seguirão para os municípios do Estado, e até para outros países. Além do carimbo, há um mês, as correspondências saídas da Prefeitura são seladas com a marca alusiva à competição.

O JAI acontece de 10 a 23 de novembro e deve trazer para a cidade cerca de 20 mil pessoas, entre atletas, dirigentes e técnicos, contando com a participação de 233 cidades do Estado de São Paulo.

História

Criados em 1936, os Jogos Abertos do Interior são uma competição organizada pela Secretaria do Esporte, Lazer e Turismo em parceria com a cidade sede, escolhida através de eleição direta entre os municípios participantes da competição com dois anos de antecedência.

O evento teve início na cidade paulista de Monte Alto, por iniciativa do atleta Baby Barioni, com a disputa de apenas uma modalidade (cestobol ou basquetebol) e a participação de seis cidades fundadoras – Piracicaba, Uberlândia, Mirassol, Monte Alto, Franca e Olímpia. Atualmente, cerca de 250 municípios paulistas disputam a competição.

De 1936 para os dias de hoje, a competição foi crescendo e firmou-se como a maior competição esportiva amadora da América Latina, congregando atletas que, se já não despontaram no cenário esportivo, tem nesta competição uma grande mola propulsora.

Exemplos fortes disto são a lutadora de Judô, Edinanci Silva, que ainda hoje disputa os Jogos Abertos e o lutador de taekwondo Diogo Silva. Os Jogos Abertos certificam ainda sua importância pela participação de equipes de esportes coletivos fortes como o basquete masculino de Franca, a feminina de Ourinhos, o voleibol feminino de Osasco, o handebol masculino da Metodista de São Bernardo do Campo e a de Futebol de Salão de São Caetano do Sul.

Os objetivos dos Jogos Abertos são o desenvolvimento da prática desportiva nos municípios do Estado, classificados através dos Jogos Regionais e a contribuição para o aprimoramento técnico das 24 modalidades em disputa, maioria dividida nas categorias masculina e feminina, resultando no número de 45 competições.

O município de Piracicaba será a sede da 72ª edição dos Jogos Abertos, que acontecerá de 10 a 23 de novembro deste ano. O município já foi sede da competição outras três vezes (1955, 1958 e 1988) e tem a oportunidade de voltar a despontar no cenário esportivo nacional sediando eventos desta natureza.

Competições deste porte trazem à cidade mais de 20 mil atletas, 3.500 dirigentes esportivos, 400 árbitros, 200 organizadores, veículos de mídia como a ESPN, além de TVS, rádios e jornais locais, regionais e especializados. Além dos visitantes, existe a expectativa que mais de 15 mil pessoas compareçam aos Estádios, Ginásios, Piscinas, tatames e canchas para assistirem disputas eletrizantes.

A tradução deste grande número de pessoas que vêm de diversas cidades do Estado para Piracicaba é a movimentação no comércio, no setor hoteleiro, cultural e gastronômico e a possibilidade de fortalecer marcas que unam a sua imagem a este grande evento.

Da Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo