João Sayad e Gilberto Gil anunciam a 5ª Semana Nacional de Museus

Evento acontece entre os dias 14 e 20 de maio; confia as atrações

sex, 04/05/2007 - 19h50 | Do Portal do Governo

 Um encontro reuniu nesta sexta-feira, 4, na Pinacoteca do Estado, o Ministro da Cultura, Gilberto Gil, o Secretário de Estado da Cultura de São Paulo, João Sayad e representantes das entidades envolvidas na Semana Nacional de Museus, para o lançamento oficial de sua quinta edição, que ocorrerá entre os dias 14 e 20 de maio.

Esta é a primeira vez que a Semana Nacional de Museus é lançada na cidade de São Paulo. Sob o tema “Somos Todos Universais” 460 instituições museológicas de todo o país, oferecerão mais de 1400 eventos para a população. O Secretário de Cultura, João Sayad, ressaltou a importância de se tratar obras de arte como um bem público, a ser disponibilizado a toda a sociedade.

O Ministro Gilberto Gil, reforçou que “a atividade museológica deve ser ‘ressignificada’, tratada como uma representação do povo para o próprio povo. Os museus devem ser renovados e transformados em casas da humanidade, já que dialogam diferentes temporalidades, passado, presente e futuro, num só lugar.”

Marcelle Regina, representante da Associação Brasileira de Museologia disse que a entidade está trabalhando para envolver mais as pessoas, e não só os profissionais da área, nas atividades museológicas e José Barbosa, Gerente Regional da Petrobrás em São Paulo, e patrocinadora do evento, apontou a importância de se levar cultura a toda a comunidade.

Estavam presentes também Roberto Brandão, Presidente do Conselho Internacional de Museus ICOM/Brasil, Luiz Fernando de Almeida, Presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e José Nascimento Júnior, Diretor do Departamento de Museus e Centros Culturais do IPHAN.

Brandão comentou sobre a importância do evento e o fato de que o Brasil é o país que mais comemora a semana de museus enquanto Nascimento Júnior disse que a iniciativa é um símbolo de integração entre os governos federal e do estado.

Almeida falou sobre a política nacional para os museus e como a Semana é um marco no êxito dessas políticas e completou, “nossa história não pode ser invisível dentro de nosso próprio território”.

Confira algumas atrações no estado de São Paulo:

Museu Casa de Portinari de Brodósqui

14 a 20/05 – Palestras “Conversas Museológicas”

Museu Municipal Casa da Memória de Cajamar 14 a 20/05 – Comemoração do aniversário do museu com apresentação de novos acervos e atividades artísticas

Museu do Negro de Campinas 14 a 19/05 – Exposição SOS Patrimônio Universal

Museu Histórico Municipal Padre Francisco de Paula Lima de Itatiba 05/05 a 10/06 – Exposição iconográfica “Família – Patrimônio Universal”

Museu Alexandre Chitto de Lençóis Paulista 14 a 20/05 – Exposição “Relógios – Um Passeio pelo Tempo”

Pinacoteca do Estado de São Paulo

15/05 – Exposição “Imagens do Soberano”, acervo do Palácio de Versailles

Da Secretaria da Cultura