Jardim Botânico de SP: opção de lazer e para observar flores na primavera

Espaço situado na zona sul da capital paulista conta com orquidário, museu e atrações como árvores floridas de vários países

qua, 26/09/2018 - 20h23 | Do Portal do Governo

Com a chegada da primavera, uma visita ao Jardim Botânico de São Paulo, administrado pelo Instituto de Botânica, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, constitui uma opção educativa de passeio para toda a família. Localizado na zona sul da capital paulista, o espaço apresenta diversas atrações para quem aprecia a estação mais florida do ano, como o orquidário e diversos bosques.

As árvores floridas na primavera também se destacam pela beleza das espécimes, com plantas originárias de diversos locais do Brasil (como, por exemplo, a quebra-foice, a manacá-de-cheiro e a quaresmeira), da África e da Austrália, além de outras regiões do planeta.

O Jardim Botânico também conta com infraestrutura para receber visitas agendadas, além de estacionamento, museu e restaurante. As excursões escolares podem abordar diversos assuntos relacionados aos conteúdos curriculares de ciências, geografia, história, arte, matemática e português. É possível, inclusive, realizar um tour virtual pelos principais ambientes.

Histórico

Além das atrações atuais, vale conhecer um pouco da história do espaço. No fim do século XIX, a área do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga era uma região vasta com mata nativa, ocupada por sítios e chácaras. Por ordem governamental, as desapropriações na região ocorriam desde 1893, de modo a recuperar a floresta, usar os recursos hídricos e preservar as nascentes do Riacho do Ipiranga.

Em 1917, o local se tornou propriedade do governo, passando a se denominar Parque do Estado. Até 1928, o espaço serviu para captação da água que abastecia o bairro do Ipiranga. No mesmo ano, o naturalista Frederico Carlos Hoehne foi convidado para implantar um Jardim Botânico na região.

O Jardim Botânico foi oficializado em 1938, bem como a criação do Departamento de Botânica, na época, órgão da Secretaria da Agricultura, Indústria e Comércio de São Paulo. Em 1969, o Parque do Estado, onde o Instituto de Botânica e o Jardim Botânico estão localizados, passou a denominar-se Parque Estadual das Fontes do Ipiranga.

Os interessados podem consultar informações sobre o endereço, horários de visitação e preço dos ingressos pelo site do Jardim Botânico de São Paulo.