Jair Rodrigues, Dominguinhos e Samba Paulista são atrações de Sorocaba

A maratona cultural irá apresentar 24 horas de shows e expressões artísticas de todos os gostos e gêneros

sex, 18/05/2007 - 12h51 | Do Portal do Governo

Jair Rodrigues, Dominguinhos e a dupla Germano Mathias e Oswaldinho da Cuíca, dois nomes históricos do samba paulista, estão entre as principais atrações programadas para agitar Sorocaba, nos próximos sábado e domingo, dias 19 e 20,  na primeira edição da Virada Cultural Paulista.

A exemplo do que aconteceu na Capital, a maratona cultural irá apresentar 24 horas de shows e expressões artísticas de todos os gostos e gêneros, em 10 das maiores cidades do Estado de São Paulo. Em Sorocaba, as atrações,  incluem além de artistas de renome nacional e regional, apresentações teatrais, dança, artes circenses e performáticas, concertos, filmes,  e mostras de artes.

Para quem gosta de jazz, por exemplo, há dois destaques: a  Orquestra Jazz Sinfônica e o Tom Jazz, um trio formado em Sorocaba. Uma das atrações mais inusitadas é a Neurópolis – Orquestra de Músicos das ruas de São Paulo – formada por 16 músicos anônimos que atuam nas ruas da capital paulista. 

A Virada Cultural em Sorocaba acontece em vários locais, como o Parque Campolim (palco principal), Teatro do SESI, Teatro SESC,  Casa de Cultura Grande Otelo  e Espaço Albap.

Confira aqui a programação completa da Virada Cultural Paulista em Sorocaba:      

Dia 19/05

18h Abertura Oficial

Local: palco principal

18h30 Stapafúrdyo (1a. sessão)

Unindo os grupos Parlapatões e Pia Fraus, o espetáculo circense é uma encenação com todo o vigor físico dos espetáculos acrobáticos de nível internacional, cuja leitura clownesca resulta num visual contemporâneo e de muito impacto.

Local: Lona Circo Roda Brasil

19h Alberto Caeiro – Projeto Aula Cênica Direção: Sidney Bretanha/Com: Benni Lebensold e Erick Krominski

A dupla encena uma seleção de poemas que apresenta a trajetória de vida de Alberto Caeiro, um dos heterônimos literários de Fernando Pessoa.

Local: Casa de Cultura Grande Otelo

20h Malas pra que te Quero Cia Paraladosanjos

Em suas origens, a Cia. promove o diálogo de temas e técnicas contemporâneas com características físicas e lúdicas do clown clássico. No espetáculo não há limite para a dupla “Dércolis e Azevedo” e seu número de fogo: São Paulo, Tóquio, Nova Iorque ou qualquer parte do planeta.

Local: Praça Frei Baraúna

20h – Programação SESC Neurópolis – Orquestra de Músicos das ruas de São Paulo Orquestra formada por 16 músicos anônimos que atuam nas ruas de São Paulo, além de músicos vindos de comunidades de imigrantes importantes na história da cidade. Eles ainda praticam suas tradições musicais com melodias e instrumentos típicos como japoneses, paraguaios, bolivianos e nordestinos.

Local: SESC Sorocaba

21h Suíte Dom Quixote

Com: Cia. de Dança de São José dos Campos

O espetáculo é baseado na obra de Cervantes, Dom Quixote de La Mancha. Em um vilarejo espanhol, vive Kiteria, que é apaixonada pelo barbeiro Basílio. Certo dia o vilarejo recebe a visita de toureiros comandados por Espada e Mercedes.

Local: Teatro do SESI

21h Stapafúrdyo (2a. sessão) Unindo os grupos Parlapatões e Pia Fraus, o espetáculo circense é uma encenação com todo o vigor físico dos espetáculos acrobáticos de nível internacional, cuja leitura clownesca resulta num visual contemporâneo e de muito impacto.

Local: Lona Circo Roda Brasil

22h30 Jair Rodrigues

Em 1965, formando dupla com Elis Regina, Jair Rodrigues foi contratado pela Record para apresentar o programa O Fino da Bossa, entrarando definitivamente para a história da MPB. Em 1998 grava “Jair de todas as Bossas”, trazendo somente clássicos da MPB em arranjos geniais dos maestros Ivan Paulo, Eduardo Souto Neto e Leandro Braga.

Local: palco principal

22h30 Coletivo Rolê

Grupo formado por 10 fotógrafos (Cauê Ito, Edu Castello, Fabio José, João Sal, José Pedro, Lucas Pupo,

Marcos Cimardi, Paulo Batalha, Renato Missé e Ronaldo Franco) que desde 2003 vivenciam e registram, em fotografia e vídeo a cidade de São Paulo durante as madrugadas.

Local: Espaços Públicos

23h A Pé, Walking the Line Direção, concepção e interpretação: Key Sawao e Ricardo Iazzeta

O espetáculo apresenta um diálogo com o trabalho do artista plástico inglês Richard Long, conhecido por suas caminhadas pelo mundo, durante as quais cria esculturas na natureza.

Local: Teatro do SESI

Dia 20/05

0h15 Paula Lima

A cantora paulistana, que tornou-se conhecida como vocalista da banda Funk Como le Gusta, apresenta o repertório de seu terceiro CD solo: Sinceramente. O disco conta com composições de Leci Brandão, João Donato, Seu Jorge e Arlindo Cruz.

Local: palco principal

01h Izabel Padovani A cantora campineira, vencedora do Prêmio Visa de Música Brasileira em 2005, viveu os últimos dez anos entre Brasil e Áustria. Com repertório eclético, seu álbum Desassossego concorreu ao Grammy Latino na categoria Álbum de Jazz Latino.

Local: Teatro do SESI

2h30 DJ Bid

Mais lembrado pela produção musical de Chico Science & Nação Zumbi, o multi-instrumentista, compositor, DJ, arranjador e produtor musical BID produziu vários discos brasileiros e internacionais, além de ter sido um dos co-fundadores e guitarristas do Funk Como Le Gusta.

Local: palco principal

3h Tom Jazz Com formação instrumental inusitada – João Leopoldo nos teclados, Rolando Beltran nas guitarras e Marcos Boi no violino – o trio de Sorocaba é voltado para o jazz da primeira metade do século XX, com uma sonoridade peculiar e estilo próprio. No repertório, além das composições próprias, temas de Louis Armstrong, Duke Ellington, Charlie Parker, entre outros.

Local: Teatro do SESI

8h Grupo Casa de Marimbondo O resgate de letristas e a valorização do canto são os principais diferenciais desse grupo, que intercala músicas e histórias sobre a origem do choro, seus autores e curiosidades na criação das músicas

Local: palco principal

10h Bichos do Brasil

Com: Pia Fraus

O espetáculo é composto por 15 esquetes que abordam o cotidiano dos animais numa selva tropical, buscando retratar a riqueza da fauna brasileira por meio de recursos plásticos, sonoros e coreográficos.

Local: Teatro do SESI

10h Grupo Cambaiá (oficina) O grupo existe há oito anos e sua formação atual conta com 20 integrantes. A oficina abordará aspectos do Moçambique, dança que surgiu da união entre as tradições dos escravos moçambicanos e o modelo já consolidado das Congadas, presentes nos festejos populares ibéricos antes mesmo da descoberta do Brasil.

Local: Casa de Cultura Grande Otelo

11h – Programação SESC Anunciação

Com: Abacirco

Espetáculo que usa a linguagem circense para contar a estória de amor dos palhaços Carlão e Florinda, que se apaixonam no picadeiro. Técnicas clássicas como malabares, trapézio e monociclo são realizadas com o público.

Local: SESC Sorocaba

11h Hysteria

Primeira peça do grupo de teatro XIX, que tem uma pesquisa temática voltada para a história brasileira e uma pesquisa estética de exploração de prédios históricos como espaços. Hysteria fala das intrincadas relações sociais da mulher brasileira na virada do século XIX/XX, e acompanha a história de cinco internas do hospício Carioca Pedro II.

Local: Usina Cultural

11h Dulcinéia Catadora

Intervenção urbana realizada com frases feitas de papelão, alusivas à inclusão social. As letras serão distribuídas por locais que fiquem à vista dos freqüentadores, formando frases. São recortadas em papelão, pintadas com tinta acrílica e impermeabilizadas.

Local: Praça Frei Baraúna

11h Se o Anacleto Soubesse

Com: Trupe Circo Teatro Guaraciaba

A comédia, adaptação do texto de Paulo Orlando e direção de Black Cavalcante, conta a estória de Anacleto, homem submisso, que encontra em Tobias, seu melhor amigo, a oportunidade de dar suas “escapadas”.

Local: Circo Roda Brasil

12h Projeto Guri

O Projeto Guri nasceu em 1995 na Secretaria de Estado da Cultura e desde 1997 é administrado pela Associação Amigos do Projeto Guri, que em 2004 foi qualificada como Organização Social de Cultura. Após 12 anos, consolida-se como um dos projetos mais bem sucedidos na área sócio-cultural, promovendo a inclusão social de crianças e adolescentes por meio do ensino coletivo da música.

Local: Teatro do SESI

13h Orquestra Jazz Sinfônica

Criado em 1990, o grupo une em sua formação uma orquestra nos moldes clássicos e uma big-band popular. À frente da Jazz Sinfônica desde a sua criação, como compositor residente, está o maestro Cyro Pereira. Seu diretor artístico é João Maurício Galindo e tem como regente assistente o maestro Fábio Prado.

Local: palco principal

14h Wandi Doratiotto

Num show costurado com muitas histórias bem humoradas, o artista canta as músicas de seu CD Pronto!, além de antigas composições suas que ficaram conhecidas com o Premeditando o Breque.

Local: Teatro do SESI

14h Grupo Cambaiá Grupo, que existe há oito anos e conta com 20 integrantes, faz apresentação de moçambique, dança que surgiu da união entre as tradições dos escravos moçambicanos e o modelo já consolidado das congadas, presentes nos festejos populares ibéricos antes mesmo da descoberta do Brasil.

Local: Imediações do Parque Campolim

14h Romizeta, Pepin e Florzita

Números tradicionais circenses com os palhaços Romizeta, Pepin e Florzita.

Local: Circo Roda Brasil

14h30 Consciência Corporal (oficina) Com: Luanna Jimenes

A oficina de dança tem como objetivo experimentar as possibilidades e qualidades de movimentos do corpo no espaço e no tempo, incentivando a percepção da relação com o outro.

Local: Casa de Cultura Grande Otelo

15h Osvaldinho da Cuíca e Germano Mathias O show reúne dois nomes históricos do samba paulista: Osvaldinho da Cuíca, com 51 anos de carreira e um dos principais defensores do “Samba Rural” e do “Samba Urbano”. Germano Mathias, com 52 anos dedicados à música, foi um dos precursores do sambista Caco Velho e fiel apreciador do samba sincopado, criado por Roberto Silva ao lado do Cyro Monteiro.

Local: palco principal

16h Rokan – O Mágico dos Dedos de Ouro A destreza e perfeição da habilidade de Rokan, manuseando bolas, dedais, fichas e baralhos são o ponto alto das apresentações de mágicas cheias de mistério, encantamento e beleza.

Local: palco principal

16h Virgínia Rosa

Uma das mais representativas intérpretes femininas que compõem a nova geração da música popular brasileira, a paulistana Virginia Rosa apresenta show em homenagem a uma das maiores vozes do samba do País, Clara Nunes.

Local: Teatro do SESI

16h Grupo Sambaqui

O grupo Sambaqui, que pesquisa manifestações da cultura afro-brasileira da Região Sudeste, tais como Samba de Bumbo, Jongo e Batuque de Umbigada, apresenta o repertório de samba rural paulista aprendido nas comunidades de Mauá, Vinhedo, Santana do Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus

Local: Praça Frei Baraúna

17h Dominguinhos

Luiz Gonzaga deu o tom e Dominguinhos seguiu a melodia da sanfona. Mais do que aprender, o discípulo inovou a arte do mestre. Seu talento e habilidade lhe garantiram autonomia para trilhar diversas veredas musicais, sem que isso tenha significado abandonar suas raízes nordestinas.

Local: palco principal

17h Corpo Incrustado

Com o conceito de associar a dança à cidade, essa coreografia concebida por Célia Gouvêa conta com 20 bailarinos e um músico que integram o movimento coral aos espaços urbanos.

Local: Oficina de Cultura Grande Otelo

20h Rock Sinfônico A Orquestra Sinfônica de Sorocaba, sob regência do maestro Jonicler Real, em apresentação única, e com a participação especial dos roqueiros Miro (vocal), Didi (guitarra), Rogério Leite (bateria), Evandro Olive (baixo) e João Leopoldo (piano) executa um repertório de clássicos do rock, com arranjos do prof. Leonardo Batista.

Local: palco principal

ENDEREÇOS

Palco principal Parque Campolim Av. Antonio Carlos Comitre, s/ nº, Campolim Teatro do SESI R. Duque de Caxias, 494, Vila Mangal Tel: 3224.4090 Teatro SESC Av. Washington Luiz, 446 – Jd. Emília Tel: 3332.4090 Casa de Cultura Grande Otelo Praça Frei Baraúna, s/n° – Centro Tel: 3224.3377 Espaço Albap

Rod. Raposo Tavares Km 100 (acesso pela pista de caminhada do Parque Campolim)

Leia também as programações de:

Santos

Presidente Prudente

Campinas

Bauru

Araraquara 

Araçatuba