Jaboticabal implanta estação elevatória de esgoto

Detritos produzidos por campus da Unesp chegarão limpos ao rio Mogi-Guaçu

dom, 10/01/2010 - 19h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria do Meio Ambiente, a Unesp e a prefeitura do município de Jaboticabal, localizado na região de Ribeirão Preto, formalizaram na última quinta, 7, o repasse de R$ 371 mil para a implantação de uma estação elevatória de esgoto que será construída dentro do campus da Universidade. O início das obras está previsto para meados do primeiro semestre.

Com a iniciativa, o campus da Unesp em Jaboticabal passa a integrar a rede de coleta de tratamento de esgoto da cidade, garantindo melhor qualidade para as águas da bacia do rio Mogi-Guaçu. O sistema da estação será criado para elevar a água dos detritos produzidos no campus ao mesmo nível da água da Estação de Tratamento de Esgoto de Jaboticabal, situada dentro da área do campus.

O método consiste em separar a água fluvial da água com dejetos por meio de uma caixa receptora que, conectada a uma rede de canalização de cerca de 1.800 m, levará o esgoto até a estação elevatória de 500 m2.

Na estação, o esgoto receberá um recalque (método usado para elevar a água) proporcionado por bombas elétricas. Serão usadas duas bombas, que funcionarão por 12 horas, além de uma reserva. A água será enviada à estação de esgoto da cidade, onde será tratada e encaminhada ao rio Mogi-Guaçu.

O repasse do recurso à prefeitura será feito por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop), vinculado à Secretaria do Meio Ambiente. A Cetesb concedeu a licença e os recursos também já foram liberados. “Fizemos uma ação rápida em defesa do meio ambiente. É uma atitude de visão da Unesp para resolver um problema da comunidade”, disse o como o chefe de gabinete da Secretaria, Ubirajara Guimarães.

De acordo com o diretor da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Raul José Silva Girio, a Universidade deu um passo importante para a preservação do ecossistema. “É um exemplo fantástico”, ressalta o professor.

Da Unesp