Itesp oferece infra-estrutura para assentados produzirem hortaliças

Graças a essa ajuda, a atividade garante renda extra às famílias

dom, 26/08/2007 - 16h12 | Do Portal do Governo

José Carlos dos Santos, o Carlinhos do assentamento Ribeirão Bonito, em Teodoro Sampaio, Pontal do Paranapanema, vem se destacando na produção de hortaliças em seu lote – a ponto de, no pico da produção, contratar mão-de-obra temporária, gerando trabalho para outros assentados. Somente a horticultura está rendendo à família R$ 2 mil – e na propriedade há outras atividades, como a pecuária leiteira.

Em geral, com a ajuda da esposa e dos três filhos, ele consegue cuidar da horta implantada em uma área de 5 mil m2, de modo a obter recursos não só para a subsistência de sua família, mas também para investimento  no lote, visando ao aumento de produção e à melhoria na qualidade de vida. A aquisição recente de um trator para os trabalhos na horta é um bom exemplo das possibilidades de crescimento do assentado.

Carlinhos produz alface, almeirão, rúcula, cenoura, salsinha, cebolinha etc. graças à infra-estrutura recebida do Itesp: 2.300 metros de sombrite (tela de proteção para cultivo de hortaliças) , que propiciou a produção de verduras e legumes de melhor qualidade. Sua produção é disputada: parte atende ao refeitório de uma usina de cana-de-açúcar local, parte é vendida na feira-livre de Teodoro Sampaio e, às vezes, compõe a merenda das escolar da cidade.

Com a supervisão do técnico do escritório de campo do Itesp de Teodoro Sampaio, Antonio Amador de Mendonça, Carlinhos produz o composto orgânico bokashi para ser aplicado na horta. Ele construiu também um reservatório de água para irrigação. E não vai parar nisso: já está implantando o sistema de pastejo rotacionado irrigado, que propiciará o aumento de produção leiteira, um projeto que conta com o acompanhamento do veterinário do Itesp, José Domingos Ginez.

Da Fundação Itesp

(I.P.)