Itesp leva produtos de assentados e quilombolas para feira agrícola

Produtos serão expostos e comercializados no estande do instituto

sex, 31/07/2009 - 17h30 | Do Portal do Governo

O Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) está participando da Feira da Agricultura Familiar e do Trabalho Rural (Agrifam) que começa nesta sexta-feira, 31, e vai até domingo, 2 de agosto, na cidade de Agudos, na região administrativa de Bauru. Diversos produtos de assentados e quilombolas serão expostos e comercializados no estande que ocupa 180 m2 do espaço Feira das Associações.

O evento traz novidades em implementos e prestação de serviços, além de cursos e palestras voltados para o desenvolvimento da agricultura familiar.  Também apresentará vários programas de financiamento para o agricultor rural para que ele possa investir em equipamentos e implementos que estarão à disposição durante os três dias de feira. A previsão de negócios para esta edição é de R$ 17 milhões. 

Entre os produtos expostos estão os doces da fábrica Bemacla, do assentamento Reunidas, em Promissão. Após 10 anos de existência, com início informal marcado por um grupo de 12 mulheres – hoje são seis famílias – a fábrica acaba de adquirir um veículo tipo caminhonete zero quilômetro, que será exposto na feira. 

A Bemacla é um dos exemplos mais bem sucedidos da participação feminina na produção. A empresa teve início logo após a implantação do assentamento, com um trabalho de organização da produção e discussão sobre o trabalho da mulher como estratégia para agregar valor à produção. A Fundação Itesp apoiou a proposta, organizando reuniões para discussão e dando orientações técnicas. As mulheres participaram de vários cursos de capacitação na área de processamento artesanal de frutas, vegetais, suínos e derivados de leite. 

Localizada na Agrovila de Penápolis, a Bemacla tem instalação própria dentro do assentamento, com estrutura física doada pela Fundação Itesp. Para a aquisição do veículo também houve ajuda de técnicos do Itesp – na elaboração do projeto para adquirir recurso do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), via Banco do Brasil. 

Do Itesp