Itesp inicia projeto de criação de peixes em mais quatro comunidades

Galvão, Poça, Maria Rosa e Pilões, nos municípios de Iporanga e Eldorado, região do Vale do Ribeira

sex, 27/02/2009 - 20h04 | Do Portal do Governo

No início do mês de fevereiro, a Fundação Itesp deu início ao projeto de criação de peixes nas comunidades quilombolas Galvão, Poça, Maria Rosa e Pilões, nos municípios de Iporanga e Eldorado, região do Vale do Ribeira. O fortalecimento da piscicultura no Vale do Ribeira é uma parceira entre a Fundação Itesp e Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios – Apta, tendo como agência financiadora o CNPq.

Embora isso seja novidade nestas quatro comunidades, a criação de peixes já é uma experiência bem-sucedida em outros núcleos remanescentes de quilombos. Os moradores de São Pedro, por exemplo, no município de Eldorado, incorporaram ao cardápio o filé de tilápia há cerca de dois anos. O peixe vem fresquinho, direto dos tanques instalados ao lado das pequenas casas, construídas há anos em terras registradas como quilombolas.

A expectativa é que, a exemplo da experiência do quilombo São Pedro, as novas comunidades também tenham sucesso. Até o momento, o projeto deu certo, tanto para o Itesp, que disponibiliza as condições de viabilização do projeto, mas também para a população local, que reforça o cardápio e obtém uma nova fonte de renda, além de melhorar a auto-suficiência alimentar, a qualidade nutricional e utilização da força de trabalho. O povoamento foi acompanhado pelo pesquisador científico Antonio Fernando Gervásio Leonardo, da Apta – Pólo Regional Vale do Ribeira.

Da Fundação Itesp