Itesp incentiva participação feminina em políticas públicas

Mulheres aumentam renda e criam oportunidades nas comunidades assentadas

ter, 31/03/2009 - 16h00 | Do Portal do Governo

O Instituto de Terras do Estado de São Paulo “José Gomes da Silva” (Itesp) desenvolve, dentro do programa “Assistência Técnica e Extensão Rural” às famílias assentadas e quilombolas, projetos específicos para estimular a participação das mulheres nas políticas públicas.
 
Uma das ferramentas para esta articulação é o Encontro de Mulheres Assentadas, realizado desde 1998. O evento abrange discussões sobre saúde, educação, previdência social rural, geração de renda e capacitação profissional. Só em 2008, foram elaborados 14 projetos que visam dar apoio ao desenvolvimento das mulheres assentadas e quilombolas.
 
Os projetos melhoram a qualidade da produção agrícola, dos produtos processados e dos artesanatos, o que amplia os resultados sociais e econômicos, por conta do aumento de renda e novas possibilidades de trabalho para a comunidade.
 
A constituição da Organização de Mulheres Assentadas e Quilombolas do Estado de São Paulo (OMAQUESP) também é fruto do incentivo do Itesp à participação feminina. Além disso, outras atividades com enfoque no fortalecimento dos grupos de mulheres são executadas, através dos Programas de Formação e Capacitação.

Da Secretaria de Comunicação do Itesp