Itapecerica da Serra ganha novos reservatórios de água

Mais de 160 mil pessoas serão beneficiadas; inauguração contou com a presença do governador Geraldo Alckmin

seg, 25/05/2015 - 13h06 | Do Portal do Governo

A cidade de Itapecerica da Serra, na região Metropolitana de São Paulo, recebeu nesta segunda-feira, 25, dois novos reservatórios metálicos de água construídos pela Sabesp. Ambos têm capacidade para armazenar 11 milhões de litros e garantir, assim, o abastecimento de aproximadamente 165 mil pessoas do município.

Foram investidos R$ 8,9 milhões para a conclusão das duas obras. O reservatório Campestre, com capacidade de 5 milhões de litros de água, que duplica a reserva já existente para a região, beneficia aproximadamente 105 mil moradores que vivem no entorno. O outro é o Jacira, com capacidade de armazenamento de 6 milhões de litros de água, capaz de abastecer cerca de 60 mil pessoas.

“Isso traz dois grandes benefícios. Primeiro, com o reservatório mais perto das casas das pessoas se mantém a regularidade. Inclusive, quando tiver problemas de falta de energia. Então se garante um melhor abastecimento ficando menos vulnerável”, afirmou o governador Geraldo Alckmin. “A segunda vantagem é diminuir a perda de água. Quando se tem uma adutora a quilômetros e quilômetros de distância, o bairro que fica mais longe – além de sofrer mais – perde muita água por conta da pressão muito forte que faz a água chegar em uma distância maior”, explicou.

O reservatório Jacira é do tipo “flex” e segue o princípio de integração de Sistemas de Abastecimento na Região Metropolitana, sendo ligado a três estações de produção de água. Assim, pode receber a água tratada do Sistema Guarapiranga, proveniente da Estação de Tratamento Rodolfo José da Costa e Silva (em Santo Amaro), do Sistema Alto Cotia (em Cotia) e do Sistema Capivari (ETA Embu-Guaçu).

Estão em andamento outras obras de melhoria para o abastecimento de água do município e para a redução de perdas. Um terceiro reservatório está em construção na cidade, o Itapecerica – Centro, com capacidade para mais 2,5 milhões de litros. “Só nos dois reservadores [inaugurados nesta segunda-feira] vamos reduzir a perda de 82 litros por segundo”, afirmou Alckmin.

Estas obras fazem parte da instalação de 29 reservatórios metálicos, em 16 cidades da Região Metropolitana de São Paulo, que garantirão melhorias na segurança no abastecimento para a população. Os equipamentos têm capacidade total para 235 milhões de litros de água. O investimento é de aproximadamente R$ 169 milhões.

Do Portal do Governo do Estado