IPVA 2019: fique atento ao calendário de pagamento de fevereiro

Entre cota única sem desconto para uns e 2ª parcela para outros, novidade é possibilidade de quitação via cartão de crédito

seg, 28/01/2019 - 11h28 | Do Portal do Governo

A primeira parcela ou cota única com desconto para pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2019 se encerrou no dia 22 de janeiro para carros, caminhonetes, ônibus, micro-ônibus, motos e similares com placa final zero.

No entanto, fique atento ao calendário de fevereiro: ainda é possível pagar a cota única sem o desconto, nas datas especificadas pela Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado. A nova leva de pagamentos terá início em 11 de fevereiro, para os carros de placa final 1 (um) – seja para a cota sem desconto ou para o acerto da segunda parcela do imposto. Caminhões possuem datas específicas para quitação legal dos débitos.

Também é possível fazer o licenciamento anual antecipado. Basta quitar integralmente todos os débitos do veículo, como IPVA, prêmio do seguro DPVAT e eventuais multas de trânsito. Para mais informações, os proprietários podem entrar em contato com a pasta pelo telefone 0800-170110 (por telefone fixo), (11) 2450-6810 (exclusivo para chamadas por telefone móvel) e pelo canal “Fale Conosco”, no https://portal.fazenda.sp.gov.br.

Crédito ou débito?

A Secretaria da Fazenda e Planejamento também liberou o pagamento do IPVA, DPVAT e licenciamento com cartão de crédito. Duas empresas estão credenciadas pelo Governo do Estado e oferecem o serviço: Taki e PinPag.

Os interessados devem comparecer a um dos postos, com o Registro Nacional de Veículo Automotor (Renavam) para efetuar os pagamentos diretamente nas máquinas. O parcelamento dos valores e as taxas dependem das condições oferecidas por cada uma das companhias credenciadas.