IPVA 2001 terá desconto de 3,5% no pagamento à vista

nd

seg, 30/10/2000 - 16h37 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo divulgou nesta segunda-feira, dia 30, a tabela com os valores para o recolhimento do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), referente ao ano de 2001. Os proprietários que optarem pelo pagamento integral do imposto, à vista, em janeiro, serão beneficiados com desconto de 3,5%. O recolhimento poderá ser feito também à vista sem desconto, em fevereiro, ou em três parcelas: em janeiro, fevereiro e março, obedecendo a escala por finais de placa.

A guia de IPVA será enviada por correio aos proprietários, em dezembro, a exemplo dos anos anteriores. A novidade é que a guia trará um extrato para que o proprietário do veículo possa fazer o licenciamento por antecipação. Esse extrato contém dados sobre eventuais multas, a taxa do licenciamento, seguro obrigatório e o valor da postagem (R$ 6,00) para que o Certificado de Registro e Licenciamento (CRLV) possa ser entregue no endereço do proprietário do veículo.

Mais uma vez a Secretaria da Fazenda coloca à disposição dos contribuintes uma série de facilidades para o recolhimento do IPVA: no começo de dezembro serão enviadas as guias de pagamento para o endereço dos proprietários, que consta no cadastro do Detran.

Entretanto, o pagamento do imposto poderá se efetuado com ou sem a guia de recolhimento. No primeiro caso o recolhimento poderá ser feito nos caixas da rede bancária e nas casas lotéricas. Já para o pagamento sem a guia, o contribuinte poderá optar por pagar nos Bancos 24h; Internet (home banking); telefone para o banco onde tem conta, débito agendado ou autoatendimento (caixas eletrônicos). Para isso basta ter em mãos o documento do carro.

Para ter direito ao parcelamento do imposto, o contribuinte deverá efetuar o pagamento da primeira parcela no prazo estabelecido pela Secretaria da Fazenda. O IPVA pago com atraso será acrescido de multa de 20% mais juros de mora calculados pela variação da taxa Selic.

A tabela com o valor do imposto pode ser consultada, na Internet, no seguinte endereço: www3.fazenda.sp.gov.br/download.htm