IPT desenvolve sistema de rastreamento de provas criminais

Resultado da parceria com a Motorola e a Secretaria de Segurança de São Paulo, sistema entra em testes para projeto-piloto

qua, 16/05/2007 - 7h02 | Do Portal do Governo

Uma parceria formada pela empresa Motorola S.A., a Superintendência da Polícia Técnico-Científica de São Paulo e o IPT, por intermédio do seu Centro de Inovação, desenvolveu uma tecnologia para auxiliar o controle de rastreamento de provas criminais.

Foi desenvolvido o chamado Sistema de Gestão Local, responsável por localizar em tempo real as provas e os funcionários dentro da unidade de Perícia, validar, cancelar e registrar as permissões de movimentação, autorizar os crachás, efetuar o login dos usuários e atualizar os registros de lacres de identificação. Outra vertente deste Sistema define a trajetória das provas, caso haja a permissão de transporte dentro das unidades. Assim, caso a prova vá parar em local que não o pré-definido, umlarme junto ao sensor soará automaticamente.

O modelo descrito é inovador e não há registros de sistemas similares. Nasceu do encontro de idéias dos membros da equipe do Centro de Inovação, conforme os requisitos e necessidades especificados pela Polícia Técnico-Científica.

Atualmente, a fase de desenvolvimento do projeto está concluída e ele entra em fase de testes. Algumas simulações preliminares foram realizados com sucesso, visando à implementação do sistema com a manipulação dos aparelhos de rastreamento, registros e identificação de crachás de usuários de acordo com a autorização determinada.

Esses aparelhos estão sendo testados para a proposta da próxima fase do projeto, que será de instalação e avaliação do modelo piloto em uma das unidades da polícia técnico-científico. Com a implementação desse piloto, testes mais conclusivos poderão ser feitos para o aperfeiçoamento do sistema e sua implementação definitiva nas demais unidades.

Da Assessoria de Imprensa do IPT

(R.A.)